Topo

Rede mundial de reservas da biosfera da Unesco adiciona 18 sítios

19/06/2019 20h10

Paris, 19 Jun 2019 (AFP) - A Unesco adicionou 18 novos sítios, em 12 países, à sua rede mundial de reservas da biosfera, que agora conta com 701 em todos os continentes, informou nesta quarta-feira a organização.

O objetivo destas reservas, que se encontram em 124 países, é conciliar a conservação da biodiversidade e as atividades humanas através de um uso sustentável dos recursos naturais.

Veja também

Pela primeira vez se integrou uma reserva da biosfera situada na Suazilândia, nos montes Libombos, que se estende entre Moçambique e África do Sul. Este sítio abriga ecossistemas florestais, pântanos e savanas, que incluem 88 espécies de mamíferos, entre eles o rinoceronte branco e o leopardo africano, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com sede em Paris.

Também foram designados três sítios na Espanha (Aldo Turia, La Siveria e Valle del Cabriel), dois na Itália (Pó Grande e Alpes Julianos) e dois na Suécia (Vindelälven-Juhtatdahka, no Círculo polar ártico, e Voxnadalen, no centro do país).

A inscrição da reserva de Nordhordland, região de pecuária e piscicultura, marca o regresso da Noruega ao programa da ONU, 22 anos depois da retirada de seu único sítio, a Reserva da biosfera do Nordeste Salvbard, segundo o comunicado.

Na Ásia, foram reconhecidos cinco sítios: dois na Coreia (Gangwon e o rio Imjin de Yeoncheon), dois na Indonésia (Saleh-Moyo-Tambora e Togian Tojo Una-Una, em um arquipélago com 483 ilhas situadas nas Celebes), e um no Japão (sítio de Kobushi, que compreende a maior parte das montanhas de Kanto).

A Unesco também anunciou a extensão de oito reservas da biosfera já existentes, três na Espanha e duas no Chile.

"Há urgência em agir a favor da biodiversidade, por nosso patrimônio ambiental comum", destacou no comunicado Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. "Cada reserva da biosfera da Unesco é um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento sustentável, para oferecer respostas concretas e sustentáveis, inovar e compartilhar as boas práticas", acrescentou.

Adotado no início dos anos 1970, o Programa sobre o Homem e a Biosfera da Unesco tem como objetivo melhorar as relações entre o ser humano e seu entorno natural. "É uma iniciativa pioneira que está na origem da noção de desenvolvimento sustentável", afirma a organização da ONU.

mw/lv/cls/age/al/db

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede mundial de reservas da biosfera da Unesco adiciona 18 sítios - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias