Topo
Entretenimento

Euroclear vai desenvolver plataforma em blockchain para papel comercial europeu

19/06/2019 14h23

LONDRES (Reuters) - A Euroclear informou nesta quarta-feira que seguirá adiante na montagem de uma plataforma piloto baseada em blockchain para a emissão e liquidação de transações de papel comercial usadas por empresas para lubrificar as rodas da economia.

O mercado de papel comercial europeu (ECP) de 1,2 trilhão de dólares refere-se a títulos de curto prazo emitidos por grandes empresas e bancos para evitar crises quando precisam pagar funcionários ou cumprir outras obrigações de curto prazo.

A Euroclear informou que, junto com o Banco Europeu de Investimentos, o Santander e a consultoria EY concluíram um estudo de prova de valor numa plataforma blockchain de ponta a ponta para emissão e liquidação de papéis comerciais europeus.

"Com base no sucesso da iniciativa, a Euroclear pretende passar para a fase piloto em breve", disse a empresa.

A Euroclear é uma das maiores clearings, responsáveis pela última etapa de uma transação financeira, em que a propriedade legal e o dinheiro para transação são trocados.

O uso do blockchain, tecnologia que sustenta moedas criptográficas como o bitcoin, substituiria o processamento bilateral demorado entre vários participantes do mercado com uma central consolidada.

"Outros benefícios importantes desta solução de blockchain seriam a total transparência e rastreabilidade das atividades relacionadas à emissão de ECP... e tornar a emissão no mesmo dia um novo padrão de mercado", acrescentou Euroclear.

(Por Huw Jones)

Entretenimento