Topo
Notícias

Ursa polar exausta vai parar em cidade do norte da Sibéria

18/06/2019 16h49

MOSCOU (Reuters) - Uma ursa polar faminta se desviou centenas de quilômetros de seu habitat natural do Ártico e foi parar, exausta, na grande cidade industrial russa de Norilsk, no norte da Sibéria.

A fêmea, visivelmente fraca e aparentando estar doente, passou horas deitada desanimadamente no chão, com as patas sujas de lama, nos subúrbios de Norils nesta terça-feira, erguendo-se ocasionalmente para tentar farejar alimento.

    Ela é a primeira ursa polar vista na cidade em mais de 40 anos, segundo ambientalistas locais.

    Oleg Krashevsky, especialista local em vida selvagem que filmou a ursa de perto, disse não estar claro o que levou o animal à cidade, mas é possível que ela tenha simplesmente se perdido. Ele disse que a ursa estava com os olhos úmidos e que é evidente que não enxerga bem.

    A mudança climática vem danificando as banquisas em que os ursos polares vivem obrigando-os a buscar alimentos em terra, o que os coloca em contato com pessoas e áreas habitadas.

    Uma área habitada remota do norte russo declarou estado de emergência no início deste ano quando dezenas de ursos polares famintos foram vistos buscando comida e entrando em edifícios públicos e casas.

    Especialistas estatais em vida selvagem devem chegar a Norilsk na quarta-feira para avaliar a condição da ursa.

    Moradores da cidade conhecida por sua produção de níquel saíram para fotografá-la e observá-la, mas a polícia os impediu de chegar muito perto.

    Krashevsky disse não estar claro o que será feito com a ursa polar, já que ela parece fraca demais para ser levada de volta ao seu habitat natural.

    (Por Tom Balmforth e Anastasia Adasheva)

Notícias