Topo
Notícias

Forte terremoto no noroeste do Japão provoca pequeno tsunami

18/06/2019 16h12

Tóquio, 18 Jun 2019 (AFP) - Um pequeno tsunami foi registrado nesta terça-feira à noite (18), no noroeste do Japão, após um forte terremoto, mas o alerta foi suspenso duas horas e meia depois, sem registro de danos significativos até o momento.

A magnitude do tremor ocorrido às 22h22 locais (10h22 em Brasília) foi de 6,4, conforme o Instituto de Geofísica americano (USGS). Já segundo a Agência Nacional de Meteorologia japonesa, que utiliza um método diferente, o terremoto chegou a 6,7.

Esperava-se um tsunami de um metro em uma parte da costa noroeste da ilha de Honshu (a principal do arquipélago), nas cidades de Yamagata, Niigata e Ishikawa.

A agência constatou um pequeno tsunami em pelo menos cinco pontos um pouco mais tarde, mas suspendeu o alerta à 1h local de quarta-feira (13h de terça, em Brasília).

As autoridades recomendaram à população que se mantivesse afastada do litoral, por precaução.

Cerca de 600 pessoas buscaram abrigo em prédios públicos da localidade de Murakami, em Niigata, a mais afetada.

"Abalos muito fortes foram sentidos", informou a rede pública NHK, que imediatamente interrompeu sua programação para divulgar informações sobre o terremoto sentido em grande parte de Honshu, inclusive em Tóquio.

Todos os japoneses ainda se recordam do terrível tsunami de 11 de março de 2011 que, depois de um terremoto de magnitude 9, deixou 18.500 mortos e provocou o acidente nuclear de Fukushima.

O Japão está situado sobre a interseção de quatro placas tectônicas e, todos os anos, é alvo de cerca de 20% dos sismos mais violentos registrados no mundo.

kap/sg/mar/age/tt

Notícias