Topo
Notícias

Comissão Europeia vê chance de fechar acordo com Mercosul antes de novembro

17/06/2019 12h47

Bruxelas, 17 jun (EFE).- A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, considerou nesta segunda-feira que há uma "boa probabilidade" de que a União Europeia e o Mercosul possam concluir seu acordo comercial antes de novembro deste ano, depois de quase duas décadas de negociações que se aceleraram nos últimos meses.

Em entrevista coletiva para apresentar um relatório sobre barreiras ao comércio, a comissária sueca ressaltou o progresso alcançado nos últimos meses e se mostrou otimista diante da possibilidade de fechar o tratado ainda no mandato da atual Comissão Europeia; isto é, até 1º de novembro deste ano.

"Há uma boa probabilidade que (o acordo) possa ser concluído durante este mandato. Eu certamente farei tudo o que possa para contribuir para isso", afirmou Malmström.

A comissária comentou que nas últimas reuniões foram resolvidos "alguns assuntos difíceis que tomavam muito tempo", mas não especificou que capítulos ficaram fechados e reconheceu que, "como sempre no final de uma negociação comercial", ainda restam temas "complicados" nos quais não há um consenso.

Estes assuntos "costumam estar relacionados com a agricultura, mas não exclusivamente", destacou Malmström, que reiterou que é importante concluir este acordo, "mas não a qualquer preço".

De todos os modos, a política sueca se mostrou mais otimista que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que na semana passada considerou "difícil" fechar este acordo nos quatro meses e meio que lhe restam à frente do Executivo comunitário.

Ainda não há uma data definida para a próxima rodada de negociações entre ambos blocos, na qual se seguirá o trabalho técnico para resolver diferenças em assuntos-chave.

Isto deve acontecer antes que as conversas deem o passo ao nível ministerial, no qual representantes políticos de ambas partes possam fechar os últimos detalhes do acordo após quase 20 anos de negociações. EFE

Notícias