Topo
Notícias

Trump entrega troféu a vencedor de torneio de sumô no Japão

O presidente dos EUA, Donald Trump, se prepara para entregar o troféu ao lutador Asanoyama, vencedor de um torneio de sumô em Tóquio (Japão) - Jonathan Ernst/Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, se prepara para entregar o troféu ao lutador Asanoyama, vencedor de um torneio de sumô em Tóquio (Japão) Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

26/05/2019 07h43

Tóquio, 26 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu neste domingo ao último dia de um torneio de sumô em Tóquio, no Japão, e entregou o troféu ao ganhador, um lutador de 25 anos que era praticamente um desconhecido nesse esporte até agora.

O lutador Asanoyama recebeu o troféu de Trump, que teve que ser ajudado devido ao peso da taça, de aproximadamente 30 quilos. O troféu foi entregue dentro do círculo de areia conhecido como "dohyu", onde acontecem os duelos.

Este foi o ato final de um evento que tinha atraído grande atenção no Japão pela presença incomum de um governante americano, e fez parte das atividades programadas durante a visita oficial que Trump iniciou ontem no país e concluirá na terça-feira.

O evento aconteceu na arena de sumô Ryogoku Kokugikan, em Tóquio, o principal palco do esporte no país, que teve que ser adaptado parcialmente com poltronas especiais para receber Trump e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ambos acompanhados de suas respectivas esposas.

"Fiquei muito feliz (em receber a taça). Mas não posso expressar com palavras", afirmou Asanoyama, pouco depois que Trump e Abe deixaram o local, após a cerimônia de entrega do troféu.

O troféu leva o nome "Taça do Presidente dos EUA", foi produzido em território americano e tem 1,37 metro de altura, com uma águia no topo.

No meio do "dohyu", Trump leu um certificado, que também entregou a Asanoyama, que dizia que o lutador foi merecedor do troféu por seu "sucesso expressivo" no torneio, com 12 vitórias e 3 derrotas.

Outros chefes de Estado já estiveram presentes em torneios de sumô no Japão --entre eles, o francês Jacques Chirac, que compareceu em várias ocasiões e também entregou seu próprio troféu, conhecido como Taça Chirac.

Notícias