Topo
Notícias

WhatsApp prepara ferramenta que torna muito mais fácil trocar telefones

Em vez de salvar número no celular, QR code permitirá abrir conversa rapidamente - Getty Images
Em vez de salvar número no celular, QR code permitirá abrir conversa rapidamente Imagem: Getty Images
do UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

24/05/2019 13h37

Resumo da notícia

  • App está preparando modo de criar QR codes para identificar usuários
  • Ideia é que cada usuário possa associar número de telefone ao código
  • Bastaria escanear o código e iniciar a conversa com a pessoa

Uma novidade está pintando por aí no leque de ferramentas do WhatsApp. Segundo disse na quarta-feira (22) o site WABetaInfo, fonte que adianta novos recursos do app, a empresa já está preparando um modo de criar QR codes para identificar usuários.

O que é isso? QR code é o nome daquele quadradinho preto e branco preenchido com outros quadrados e linhas grossas. Esse modelo de código permite criar muitas imagens distintas entre si, como se fossem os sulcos das nossas impressões digitais. Ele também pode ser visto ao logarmos no WhatsApp Web.

Então a ideia do WhatsApp é que cada usuário do mensageiro possa gerar seu próprio QR code associado ao seu número de telefone. Quando a ferramenta nova funcionar, você pode conhecer alguém legal na balada e, em vez de anotar o telefone da pessoa no papel ou na memória do celular, poderá apenas abrir a câmera do celular, fotografar o QR code e instantaneamente abrir uma conversa com a pessoa no app.

A imagem abaixo mostra como funcionaria. As duas primeiras telas são do Android e mostram como o usuário poderia habilitar o QR code nas configurações: na seção Perfil, um botãozinho no top direito da tela (imagem à esquerda). A tela do centro mostra o código sendo gerado, e a da direita, como ficaria (no caso, o WABetaInfo disponibilizou o QR code de uma interface iOS).

WhatsApp QR Code - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Se você compartilha seu QR code, está compartilhando seu número de telefone. Daí, todo mundo vai escanear seu QR Code para entrar em contato com você no WhatsApp. Por isso, você deve ter muito cuidado para compartilhá-lo. De qualquer forma, o WhatsApp deve dar a possibilidade de cancelar o QR code a qualquer momento ou mesmo substitui-lo por outro.

Enquanto o recurso não é disponibilizado, lembramos que existe uma forma simples de conversar com alguém novo no WhatsApp sem adicionar a pessoa nos contatos: usando seu navegador de internet.

Notícias