Topo
Notícias

Merkel respeita decisão de May e ressalta importância de um "brexit" ordenado

24/05/2019 09h14

Berlim, 24 mai (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recebeu nesta sexta-feira "com respeito" a decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de renunciar como líder do Partido Conservador e chefe do governo em 7 de junho, insistindo sobre a importância de um brexit ordenado.

Em entrevista coletiva, a vice-porta-voz do governo Martina Fietz afirmou que Merkel respeita a decisão de May e acrescentou que a chanceler ressaltou que a cooperação entre ambas sempre foi boa e "de confiança" e que assim se manterá enquanto a primeira-ministra permanecer no cargo.

Martina acrescentou que para o Governo alemão sempre foi importante manter uma "estreita cooperação e vínculo" com o Reino Unido e que a intenção é que continue sendo desta maneira.

Com relação à situação em torno do brexit, Martina lembrou que a data para a saída do Reino Unido da União Europeia está fixada para 31 de outubro, e sobre a possibilidade de um novo referendo, que classificou de algo "hipotético", ressaltou que é um assunto interno dos britânicos.

Além disso, a representante do governo reiterou o interesse tanto da Alemanha como da União Europeia de uma saída ordenada e uma possível "boa solução", afirmando que um brexit sem acordo "não pode ser do interesse de ninguém". EFE

Notícias