Topo
Entretenimento

Startup norte-americana de financiamento via smartphones levanta US$20 mi

23/05/2019 14h56

Por Anna Irrera

Nova York (Reuters) - A startup PayJoy, que desenvolveu uma tecnologia para smartphones para facilitar o acesso ao crédito em mercados emergentes, informou nesta quinta-feira que levantou 20 milhões de dólares da empresa de capital de risco Greylock Partners.

A Union Square Ventures, a EchoVC e a Core Innovation Capital também participaram da rodada, disse a PayJoy. A startup de São Francisco disse que usará o financiamento para expandir, garantir mais parceiros e desenvolver novas tecnologias.

A PayJoy permite que consumidores sem conta bancária ou histórico de crédito formal comprem smartphones em pagamentos parcelados e obtenham empréstimos em dinheiro. Ela faz isso transformando o smartphone em garantia por meio de um software que bloqueia o telefone quando os pagamentos não são feitos.

A empresa acredita que tornar os smartphones mais acessíveis pode ser um passo para aumentar a inclusão financeira, já que mais serviços financeiros estão sendo fornecidos digitalmente.

"Estamos construindo tecnologia para ajudar as pessoas a abrir caminho para o sistema financeiro", disse Mark Heynen, co-fundador e diretor de negócios da empresa.

A PayJoy, que emprega cerca de 90 pessoas globalmente, opera em mais de 10 países, incluindo México, Índia, Indonésia, Nigéria, Quênia e Guatemala. Na maioria dos mercados, a startup não fornece financiamento em si, mas faz parceria com varejistas e provedores de crédito.

Ela está sendo lançada em mais seis países através de novas parcerias com empresas locais, disse Heynen. Entre eles estão a Mutual no Brasil, a Waynimovil na Argentina, a MyBucks na África do Sul, a Panacredito na República Dominicana, a Omnipagos em Honduras e a Coinfin na Colômbia.

Entretenimento