Topo
Notícias

Projeção em Cannes é palco de protesto de apoio às universidades públicas brasileiras

23/05/2019 15h11

O filme "Sem Seu Sangue", que faz parte da Quinzena dos Realizadores, fez sua estreia mundial nessa quinta-feira (23) no Festival de Cinema de Cannes. A projeção do primeiro longa da carioca Alice Furtado foi marcada por um ato de apoio às universidades públicas brasileiras.

Pouco antes da exibição, quando a diretora apresentava rapidamente o projeto, cinco pessoas se levantaram, mostrando cartazes com os dizeres "Viva a Universidade Federal Fluminense", "Em Defesa do CAP/UFRJ, Pedro II e Institutos Federais" e "Apoio à universidade pública". O ato, que contou com a participação de um dos produtores do filme, que estava no palco, foi muito aplaudido pela sala.

"Foi um apoio à universidade pública, porque a maior parte da equipe vem da Universidade Federal Fluminense", explicou Alice Furtado em entrevista à RFI logo após o protesto. "Nesse momento difícil, com cortes de verbas e perca de autonomia, nós pensamos que o mínimo que poderíamos fazer para mostrar nosso reconhecimento por essa formação seria apoiá-los e dizer que a gente está com eles", aponta a cineasta, que também estudou na UFF.

"Quando eu prestei vestibular, era a única universidade pública de cinema no Rio de Janeiro e foi a forma como foi possível para mim e para muitas outras pessoas entrar nesse meio", se recorda.

História de amor e horror

"Sem Seu Sangue", que ganhou o título internacional de "Sick Sick Sick", conta a história de Sílvia, uma adolescente que perde o namorado subitamente. O filme, que estreou com sala cheia em Cannes, é uma mistura de gêneros, entre uma história de amor e horror.

"Para mim é algo muito lógico, pois desejo e medo andam muito juntos. É um sentimento alimentando o outro. Sempre achei que os filmes de horror têm uma sensualidade própria", comenta a diretora, que se diz fã de filmes de horror.

Alice Furtado já fez dois curtas "A Rã e Deus" e "Duelo Antes da Noite", esse último dentro do parte do projeto Cinéfondation, programa de apoio jovens cineastas em Cannes. Ela espera estrear seu primeiro longa no Brasil ainda este ano.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.

Notícias