Topo
Notícias

Soldados supervisionam racionamento de combustível na Venezuela em meio a escassez

19/05/2019 16h23

MARACAIBO/PUNTO FIJO (Reuters) - Soldados supervisionaram o racionamento de gasolina em estações de serviços em várias partes da Venezuela neste domingo, já que o aumento da escassez de combustíveis forçou motoristas furiosos a aguardar horas para encher seus tanques, provocando protestos em algumas áreas.

A Venezuela --cuja economia está sofrendo de uma dolorosa recessão que já dura cinco anos, em meio a uma prolongada crise política-- viu longas filas de veículos surgirem em estações de serviços em várias regiões nesta semana, depois de uma paralisação na segunda maior refinaria do país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A escassez foi agravada pelas duras sanções dos Estados Unidos contra a petrolífera estatal venezuelana PDVSA em janeiro, que reduziram as exportações de petróleo bruto e as importações de combustíveis refinados.

Washington reconheceu o líder da oposição, Juan Guaidó, como o líder legítimo da Venezuela, depois que ele invocou a constituição em janeiro para declarar uma presidência interina, dizendo que o presidente Nicolás Maduro fraudou a eleição do ano passado.

Maduro chama Guaidó de fantoche dos EUA e diz que Washington quer controlar as reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo. Dezenas de pessoas foram mortas em protestos políticos neste ano.

(Por Mariela Nava e Mircely Guanipa)

Notícias