Topo
Notícias

Bahrein e EUA organizarão fórum para atrair investimentos à Palestina

19/05/2019 17h15

Manama, 19 mai (EFE).- O Bahrein sediará no final de junho, em parceria com os Estados Unidos, um fórum para atrair investimentos à Palestina que poderiam se tornar realidade caso seja alcançado um acordo de paz com Israel.

O fórum econômico, que se chamará "Paz para a Prosperidade", será realizado na capital, Manama, nos dias 25 e 26 de junho, segundo um comunicado conjunto dos governos de Bahrein e EUA, divulgado pela agência oficial "BNA".

Este evento convocará governos, líderes empresariais e membros da sociedade civil do Oriente Médio para compartilhar ideias, discutir estratégias e "incentivar apoio para investimentos econômicos e iniciativas que poderiam ser possíveis mediante um acordo de paz", segundo o comunicado.

O objetivo do fórum, segundo a nota, será promover projetos "ambiciosos e alcançáveis para um futuro próspero para o povo palestino e a região".

A expectativa é que o governo americano apresente nas próximas semanas ou meses o seu plano de paz para o Oriente Médio, que o presidente Donald Trump chamou de "acordo do século".

O enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Jason Greenblatt, um dos autores desse plano, disse na semana passada perante o Conselho de Segurança da ONU que apresentará uma visão "realista e aplicável".

O ministro das Relações Exteriores da Autoridade Nacional Palestina, Riyad al-Maliki, afirmou que a proposta dos Estados Unidos "não é um plano de paz, e sim as condições para uma rendição" da parte palestina.

As conversas de paz entre israelenses e palestinos estão estancadas desde 2014. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, se negou a voltar à mesa de negociação enquanto Israel não cumprir várias condições, entre elas o fim do crescimento dos assentamentos nos territórios palestinos ocupados. EFE

Notícias