Topo
Notícias

Irã descarta possibilidade de conflito e diz não querer guerra

18/05/2019 12h34

DUBAI (Reuters) - O chanceler iraniano descartou neste sábado a possibilidade de que surja uma nova guerra na região, afirmando que o Irã não quer um conflito e que nenhum país tem “a ilusão de poder enfrentar o Irã”, noticiou a agência de notícias estatal Irna.

As tensões entre Washington e Teerã se agravaram nos últimos dias, levando ao temor de um potencial conflito entre o Irã e os Estados Unidos. Nesta semana, os EUA retiraram algumas equipes diplomáticas da embaixada em Bagdá, após ataques contra navios petroleiros no Golfo Pérsico.

"Não haverá guerra porque nenhum de nós quer uma guerra, nem ninguém tem a ideia ou a ilusão de que pode afrontar o Irã na região", disse o chanceler Mohammad Javad Zarif à Irna ao final de uma viagem a Pequim.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem fortalecido sanções econômicas e aumentado a presença militar do país na região, acusando o Irã de ameaçar as tropas os interesses norte-americanos. Teerã tem descrito tais passos como “guerra psicológica” e “jogo político”.

“O fato é que Trump disse oficialmente e reiterou de novo que ele não quer uma guerra, mas as pessoas ao redor dele pressionam pela guerra com o pretexto de que querem uma América forte contra o Irã”, disse Zarif.

Notícias