Topo
Notícias

Hyundai e Kia querem fazer "Ferrari elétrica" em conjunto com croata Rimac

Rimac Concept 2: croata de quase 2 mil cavalos e tecnologia que faz crescer os olhos das marcas tradicionais - Divulgação
Rimac Concept 2: croata de quase 2 mil cavalos e tecnologia que faz crescer os olhos das marcas tradicionais
Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2019 08h00

Resumo da notícia

  • Hyundai e Kia querem ter dois carros eletrificados em conjunto com Rimac
  • Modelo da Hyundai teria aspecto de Ferrari ou Ford GT
  • Planos coreanos envolvem mais de 60 eletrificados até 2025
  • Porsche também é parceira da croata Rimac

O Grupo Kia-Hyundai anunciou que vai investir US$ 90 milhões (mais de R$ 360 milhões no cãmbio atual) para comprar participação na desenvolvedora croata Rimac, que está desenvolvendo supercarros elétricos e já prometeu "abalar a indústria automotiva". O objetivo das fabricantes sul-coreanas é usar tecnologia e engenharia da Rimac como "virar o jogo" para atrair novos compradores, mudando significativamente a linha de novos modelos de Hyundia e Kia.

Não foi revelado qual será a participação das coreanas na Rimac, mas o diretor de design europeu da Hyundai, Thomas Beurkle, afirmou à agência "Automotive News" que a união permitirá o desenvolvimento imediato de dois modelos: um esportivo eletrificado da Hyundai N (divisão de performance) e um carro elétrico a célula de combustível da Kia, ambos usando não só sistema elétrico motriz, mas também um novo tipo de câmbio.

"O novo modelo esportivo vai influenciar o pensamento das equipes de engenharia, de design e de marketing da empresa", disse Beurkle. "Temos que falar com pessoas que querem ser avançadas, que querem liderar em termos de gosto e estilo e também serem menos convencionais", concluiu.

Jeitão de Ferrari?

Como seriam esses novos carros de Hyundai e Kia? Segundo Beurkle, ainda não está definido qual dos estúdios de design do grupo (EUA, Europa ou Coreia do Sul) vai liderar o projeto, mas a ideia inicial é ter algo difernete do que Hyundai, Kia ou Rimac fazem atualmente. O projeto de supercarro eletrificado da Hyundai pode ter um estilo esportivo de luxo similar ao de modelos da Ferrari ou mesmo o Ford GT, aponta. Mas com preço acessível.

No plano geral, a Hyundai planeja oferecer 44 modelos eletrificados até 2025 -- a meta é vender mais de 1,5 milhão de carros com este tipo de tecnologia ao ano. Já a Kia projeta ter 19 modelos até 2022 -- seis elétricos, seis híbridos comuns, seis híbridos plug-in (recarregáveis na tomada) e um veículo com célula de combustível.

Quem é a Rimac na fila do pão automotivo?

Marca de carros elétricos fundada em 2009, em uma garagem na pequena cidade de Sveta Nedelja, nos arredores da capital Zagreb, a Rimac Automobili está no centro das atenções de grandes fabricantes, sobretudo na Europa.

Seu mais recente projeto, o Concept Two ("Conceito Dois"), tem 1.940 cavalos de potência e torque máximo de 234,5 kgfm jogados sobre as quatro rodas. Além de fazer 0-100 km/h em 1,8 segundo, tem autonomia de até 650 km.

Os croatas também têm parceria com a Porsche (que comprou 10% da marca), bem como com a Automobili Pininfarina -- forneceram o motor elétrico e baterias do Pininfarina Battista, supercarro apresentado no Salão de Genebra. Também é da marca o sistema elétrico do Jaguar E-Type usado no casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, bem como do supercarro elétrico híbrido Aston Martin Valkyrie.

Notícias