Topo
Notícias

Facebook coletou contatos de 1,5 mi de pessoas; veja se seu email foi alvo

A rede social tem coletado dados de email de perfis de usuários desde 2016 - Getty Images
A rede social tem coletado dados de email de perfis de usuários desde 2016 Imagem: Getty Images
do UOL

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/04/2019 15h13

Como se não bastasse as diversas polêmicas envolvendo o Facebook - como vazamento de dados e disseminação de fake news, recentemente uma prática questionável foi revelada: a rede social tem coletado dados relacionados aos emails dos usuários desde 2016, como os contatos dos amigos.

A notícia explodiu na última semana e, um porta-voz da empresa afirmou para o site Cnet, que tudo aconteceu "acidentalmente" e sem qualquer intenção de invadir a privacidade dos internautas.

A coleta começava já na hora do usuário se registrar na plataforma. A rede social pedia o endereço de email e a senha original para o cadastro. Sem qualquer permissão, o Facebook importava então os contatos de emails registrados na conta.

Segundo a empresa, isso aconteceu com 1,5 milhão de pessoas e foi feito para ajudar em conexões e recomendações. O problema é que quase ninguém sabia disso.

O que fazer agora?

Caso a sua conta tenha sido criada há aproximadamente três anos, é bem provável que o Facebook tenha tido acesso aos dados do seu email. Para que seus dados não sejam mais utilizados, siga o nosso passo a passo.

Delete a sua lista de contatos importados

1. Usando o aplicativo do Facebook para iOS ou Android, clique no último tópico do canto inferior direito. Procure a aba 'Configurações e privacidade' e selecione suas configurações. Caso esteja pelo desktop, as instruções são as mesmas, só é preciso apertar a setinha no canto superior direito apontando para baixo.

1 - Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Em configurações, role a página para baixo, na quarta seção, chamada 'Suas informações no Facebook'. Clique em 'Acessar suas informações'.

2 - Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. No acesso de suas informações, mais abaixo, você encontrará o tópico 'Informações sobre você'. Selecione a aba 'Sobre você' e acesse a opção 'Suas agendas de contatos'.

3 - Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Nessa parte, você encontrará todos os seus contatos de email importados pelo Facebook. Agora é só apertar 'excluir tudo' e esperar os minutos que o servidor precisa para processar o pedido. Voilà, todos os contatos deletados!

Caso não tenha uma lista de emails, é porque a sua conta não foi 'acidentalmente' escolhida e seus dados não foram selecionados.

4 -Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ufa, né? Mas não para por aí! Agora, para que isso não aconteça novamente e a rede social pare de importar as suas informações é preciso seguir outras instruções.

Siga os passos a seguir:

Observação: esses passos precisam ser feitos em todos os dispositivos que você usar o Facebook: smartphones, tablets e assim vai.

Previna futuros acontecimentos

1. Assim como nas instruções acima, é preciso clicar no tópico inferior direito do aplicativo, acessar 'Configurações e privacidade' e em seguida 'Configurações'.

1.1 Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Então vá até o capítulo de 'Mídias e contatos' e selecione 'Carregar contatos'.

1.2 Facebook pode estar coletando dados do seu e-mail: descubra como evitar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. Agora é só arrastar o botãozinho em 'Carregar contatos' para a esquerda e fazer isso em todos os dispositivos que você for usar o aplicativo.

Caso você também utilize o aplicativo do Messenger, o processo é rápido: clique em sua foto de perfil no canto superior esquerdo > selecione a aba 'Pessoas' > Carregar Contatos > Desativar. Fácil, né?

Use a sua voz para "escrever" mensagens no WhatsApp

UOL Notícias

Notícias