Topo
Notícias

Quer largar o cigarro? Cheirar aromas agradáveis diminui a vontade de fumar

Freepik
Imagem: Freepik

Do BOL, em São Paulo

22/04/2019 11h26

Fumantes que querem parar de fumar podem contar com mais uma "arma" eficaz para abandonar o vício além de chicletes de nicotina e a boa e velha força de vontade. Estudo conduzido pela Associação Americana de Psicologia e publicado no Journal of Abnormal Psychology afirma que cheirar deliberadamente aromas agradáveis reduz a vontade de fumar, ao menos temporariamente.

"Sentir odores agradáveis pode interromper as rotinas do hábito de fumar, se tornando um método novo e alternativo para reduzir os desejos", explica Michael Sayette, professor da Universidade de Pittsburgh e autor do estudo.

A pesquisa selecionou 232 fumantes, com idades entre 18 e 55 anos, que estavam tentando parar de fumar, ou não, além de pessoas que estavam usando métodos alternativos de consumir nicotina, como chicletes ou cigarros eletrônicos.

O estudo concluiu que pessoas que foram instruídas a sentir cheiros agradáveis (chocolate, maçã, limão e baunilha, por exemplo) e logo em seguida acenderem um cigarro, ficaram mais propícias a dar menos tragadas e até apagarem seus cigarros antes das pessoas do outro grupo, que não foram expostos aos odores.

(Com informações do Journal of Abnormal Psychology)

Notícias