Topo

Vulcão de Fogo da Guatemala registra até 20 explosões por hora

20/04/2019 15h45

Cidade da Guatemala, 20 abr (EFE).- O vulcão de Fogo, que fica 50 quilômetros ao oeste da capital guatemalteca, registra neste sábado até 20 explosões por hora e gera queda de partículas e cinzas em pelo menos cinco comunidades.

Um relatório do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insuvumeh) informa que a formação natural, de 3.763 metros de altura, tem uma fumarola de desgaseificação de cor branca a uma altura de 4.300 metros.

Veja também

O órgão científico detalhou que o vulcão, situado entre os departamentos de Sacatepéquez, Escuintla e Chimaltenango, gera entre 17 e 20 explosões entre fracas, moderadas e fortes por hora.

O Insuvumeh acrescentou que estas explosões expelem colunas de cinzas a uma altura de 4.400 a 4.700 metros sobre o nível do mar, as quais se dispersam entre 12 e 15 quilômetros nas direções sul e sudoeste do colosso.

Durante a madrugada foram observados pulsos incandescentes na cratera do vulcão com alturas de até 350 metros que geraram avalanches.

Segundo o Insivumeh, a atividade gerou ainda um fluxo de lava com uma extensão de mais de meio quilômetro.

A instituição acrescentou que ocorreu queda de partículas finas de cinza nas comunidades de Panimaché I y II, Morelia, Finca Santa Sofía e Sangre de Cristo.

Durante as últimas horas de sexta-feira também foram registrados lahares (avalanches de lama composta por materiais piroclásticos e água) devido às chuvas que caíram nessa região.

Esse mesmo vulcão registrou em 3 de junho do ano passado uma forte erupção que provocou a morte de 200 pessoas e deixou mais de 1,7 milhão de afetados nos departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vulcão de Fogo da Guatemala registra até 20 explosões por hora - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias