Topo
Notícias

Pai de criança com autismo cria app que ajuda jovens com o transtorno

Celina Cardoso

Do BOL, em São Paulo

27/03/2019 18h31

Estudante de Ciência da Computação e pai de uma criança com autismo, Ronaldo Cohin, desenvolveu o JADE Autism, um aplicativo gratuito para sistema Android, que indica prognóstico e ajuda no desenvolvimento de crianças com autismo ou espectros do transtorno.


Ronaldo passou um ano imerso na APAE de Vitória para desenvolver a ferramenta, que é inspirada em jogos de papel do método Doman utilizados nas sessões da terapeuta Adriana Malini. "Assim como nos jogos, o aplicativo ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças com autismo ou com espectro do transtorno estimulando associações do dia a dia delas. Ele também gera dados para os terapeutas e pais sobre o prognóstico e o desenvolvimento das crianças", explica Ronaldo. Ele também afirma que as crianças gostaram bastante do joguinho eletrônico.

O JADE Autism está disponível para a América Latina e Europa, e conta 16 mil usuários, sendo 33% deles brasileiros. A construção do aplicativo foi feita com auxílio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo (LSI/USP) e do Instituto NET Claro Embratel.

Para receber notícias do Brasil e do mundo, acesse o Messenger do BOL, digite "Notícias" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Notícias