Topo

Democratas fracassam na tentativa de invalidar veto de Trump na Câmara

26/03/2019 16h43

Washington, 26 mar (EFE).- Os democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos fracassaram nesta terça-feira em sua tentativa de invalidar o veto emitido pelo presidente Donald Trump, que anulou a resolução aprovada no Senado contra a declaração de emergência decretada para financiar o muro na fronteira com o México.

A votação de hoje precisava superar os dois terços da Câmara, que conta com maioria democrata, para iniciar o processo por meio do qual o Congresso poderia paralisar o veto imposto pelo presidente.

Veja também

No entanto, 248 representantes votaram a favor de suspender o veto de Trump, abaixo dos 290 necessários para que a proposta prosperasse.

Entre eles, 14 representantes republicanos votaram junto com todos os democratas a favor da paralisação da medida assinada por Trump, mas não foram suficientes para dar sinal verde a um mecanismo que posteriormente ainda teria que passar pelo Senado.

No Senado, onde também tinha que alcançar dois terços dos votos, o percurso se presumia ainda mais complexo, uma vez que a Casa conta com maioria republicana.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o promotor da iniciativa, Joaquín Castro, lembraram em uma declaração conjunta após a votação que tanto a Câmara como o Senado "rejeitaram categoricamente a declaração de emergência falsa do presidente".

"A declaração de emergência do presidente viola claramente o poder exclusivo do Congresso, que trabalhará através de processos de autorização e defesa para pôr fim a esta ação perigosa e restaurar nosso sistema constitucional de equilíbrio de poderes", sentenciaram ambos representantes.

Pelosi e Castro assinalaram que, "em seis meses, o Congresso terá outra oportunidade de pôr fim às irregularidades do presidente".

Trump emitiu no último dia 15 de março o primeiro veto da sua presidência para derrubar a resolução aprovada pelo Congresso contra a emergência nacional declarada por ele mesmo em fevereiro para financiar a construção do muro na fronteira com o México.

Diante da incapacidade de convencer o Congresso para que aprovasse os fundos que desejava para o projeto do muro, Trump decretou no dia 15 de fevereiro uma declaração de emergência nacional, uma medida extraordinária que permite aos presidentes ter acesso temporário a um poder especial para enfrentar uma crise.

Pouco depois, a oposição democrata apresentou uma resolução ao Congresso para revogar a emergência nacional, que foi aprovada em fevereiro pela Câmara dos Representantes, de maioria progressista, com 245 a favor e 182 contra.

A proposta recebeu também o sinal verde do Senado, já que 12 senadores republicanos apoiaram a moção. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Democratas fracassam na tentativa de invalidar veto de Trump na Câmara - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias