Topo
Notícias

13 metros! Tiranossauro Rex encontrado no Canadá em 1991 é o maior do mundo

Ossos dos imponente Tiranossauro Rex descoberto no oeste do Canadá em 1991 que foi apontado como o maior do mundo. Diante dele, o cientista Scotty Persons. - Amanda Kelley/AFP
Ossos dos imponente Tiranossauro Rex descoberto no oeste do Canadá em 1991 que foi apontado como o maior do mundo. Diante dele, o cientista Scotty Persons. Imagem: Amanda Kelley/AFP

O imponente Tiranossauro Rex descoberto no oeste do Canadá em 1991 é o maior do mundo, afirmou na sexta-feira (22) uma equipe de paleontólogos após um longo processo para reconstruir o esqueleto.

Chamado de Scotty, em homenagem a uma garrafa de uísque escocês consumida na noite da descoberta do fóssil, o T-Rex media 13 metros de comprimento e provavelmente pesava mais de 8,8 toneladas, sendo o maior de todos os dinossauros carnívoros, disse equipe da Universidade de Alberta.

"Este é o rex dos 'rexes'", destacou Scott Persons, líder do estudo e pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da universidade.

Há uma considerável variação de tamanho entre os Tyrannosaurus. Alguns eram mais compridos e e outros mais robustos. Scotty é um exemplo dos mais robustos

Scott Parsons

Após a descoberta em 1991, os paleontólogos passaram mais de uma década removendo a areia que cobria os ossos.

Recentemente retomaram o estudo e constataram as características únicas do animal, que não se resumem somente ao tamanho.

"Scotty é o T. Rex mais velho conhecido", tendo vivido mais de 30 anos, informou o especialista.

"Para os padrões dos Tyrannosaurus, teve uma vida extraordinariamente longa. E foi violenta", acrescentou. "Há patologias aderidas ao esqueleto, em locais onde os ossos apresentam cicatrizes de grandes lesões".

O esqueleto do dinossauro será exibido a partir de maio no Royal Saskatchewan Museum.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O T-Rex tinha 13 metros de comprimento, e não de largura.

Notícias