Topo

Trump receberá governantes de países do Caribe para falar da Venezuela

19/03/2019 22h09

Washington, 19 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá nesta sexta-feira em Mar-a-Lago, sua mansão na Flórida, os governantes de cinco países caribenhos com os quais abordará, entre outros temas, a crise na Venezuela, segundo informou nesta terça-feira a Casa Branca.

Trump, que receberá as lideranças de Bahamas, Santa Lúcia, Jamaica, Haiti e República Dominicana, "utilizará esta reunião como uma oportunidade para agradecer a estes países por seu apoio à paz e à democracia na Venezuela".

Veja também

A Venezuela teve certa influência política sobre estes países na última década através da aliança Petrocaribe, por meio da qual os cinco recebem petróleo venezuelano em condições vantajosas.

Bahamas, Haiti e República Dominicana, no entanto, fazem parte dos cerca de 50 países no mundo que, liderados pelos EUA, reconheceram o líder opositor venezuelano Juan Guaidó como presidente em exercício da Venezuela.

Santa Lúcia e Jamaica, por sua vez, defendem o princípio de não interferência na Venezuela, razão pela qual seguem reconhecendo o governo de Nicolás Maduro.

Além de falar sobre a crise na Venezuela, Trump também quer "fortalecer a cooperação em segurança e enfrentar as práticas econômicas depredadoras da China".

Além disso, o presidente falará sobre "oportunidades potenciais de investimento energético" nestes países, um dos pilares da política externa americana na era Trump.

A reunião acontecerá poucos dias depois da visita de hoje do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca, com a Venezuela centrando parte da conversa.

O encontro entre os dois começou com uma contundente afirmação de Trump: "Acredito que posso falar por ambos países quando digo que todas as opções estão sobre a mesa".

Essa referência à via militar contradisse o vice-presidente Hamilton Mourão, que em fevereiro disse que esta "nunca foi uma opção" para o governo brasileiro.

No entanto, Bolsonaro não descartou uma possível cooperação brasileira em uma hipotética intervenção militar americana na Venezuela, ao negar-se a responder uma pergunta a respeito.

"Há certas questões que, se você divulgar, deixam de ser estratégicas. Tudo que for definido aqui será honrado, mas de algumas possibilidades não se fala em público", despistou Bolsonaro. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump receberá governantes de países do Caribe para falar da Venezuela - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias