Topo
Entretenimento

O que é crush? Entenda uma das palavras mais buscadas pelos brasileiros

A expressão "o que é crush" foi buscada no Google 69 mil vezes por brasileiros em 2018 - Mayur Gala/Unsplash
A expressão "o que é crush" foi buscada no Google 69 mil vezes por brasileiros em 2018 Imagem: Mayur Gala/Unsplash
do UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/03/2019 04h00

Já falou com o seu crush hoje? O quê, você não sabe o que é um "crush"? Então você tem a mesma dúvida de muitos brasileiros.

Em um levantamento recém-publicado pela empresa de marketing digital SEMrush sobre os principais termos que os brasileiros procuraram no Google em 2018 precedidos por "o que é", a expressão "o que é crush" aparece entre as dez primeiras.

Escrever "o que é" antes da busca do Google para tirar dúvidas ou achar o significado de palavras é um procedimento comum e muito útil.

A definição de "crush" foi procurada 69 mil vezes por brasileiros durante 2018. A palavra vem do inglês e, informalmente, é usada como substantivo para se referir à pessoa pela qual alguém é apaixonado ou se sente atraído.

Pode ser também associado à velha figura do "paquerinha", mas nem sempre o "crush" sabe das suas intenções... na maioria das vezes, é tudo platônico mesmo.

O substantivo usado popularmente hoje em dia vem do verbo em inglês "to crush", que significa "amassar" ou "espremer". Mas o uso de "crush" como substantivo para falar do alvo de uma paixão é mais velho do que se pode imaginar.

Um dos primeiros registros desse uso data de 1884, nos diários da escritora e professora norte-americana Isabella Maud Rittenhouse.

Uma das possíveis explicações para o uso do termo é que, quando estamos apaixonados, há um sentimento avassalador que nos "espreme" interiormente.

A palavra já deu título a músicas e filmes e, com as redes sociais, acabou se popularizando inclusive em países de idiomas nativos distintos do inglês, como o próprio Brasil.

Agora, você já consegue responder: afinal, já falou com o seu crush hoje?

Entretenimento