Topo
Notícias

Esse truque deixa você baixar fotos e vídeos postados no Status do WhatsApp

Conteúdos publicados com a ferramenta somem em 24 horas e não são fáceis de registrar - Getty Images/iStockphoto
Conteúdos publicados com a ferramenta somem em 24 horas e não são fáceis de registrar Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

19/03/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Os "Stories" do WhatsApp, Status somem após 24h, mas podem ser gravados
  • A seção Armazenamento do menu Configurar leva às pastas onde arquivos são registrados
  • De lá você pode gravar fotos e vídeos na memória do seu celular

Você pode nem saber, mas os Status do WhatsApp são usados diariamente por centenas de milhões de pessoas mundo afora, superando o Snapchat e ficando no mesmo patamar do Instagram Stories. Segundo o último dado divulgado pelo Facebook, no segundo trimestre de 2018, essa ferramenta é acessada por 450 milhões de usuários todo dia.

Assim como os Stories, os Status têm uma natureza efêmera: são postados e lá ficam por 24h. Depois, somem em definitivo do perfil da pessoa. Às vezes é alguma memória que você vai querer guardar, mas não sabe como.

Ou melhor, não sabia, porque existe um jeito de gravar na memória do seu smartphone as publicações feitas por amigos nos Stories. Para isso, você precisa fuçar as entranhas dos arquivos do celular, o que só é possível em aparelhos que usam o sistema operacional Android.

Esse truque funciona a partir do menu Configurar, onde você deve procurar a opção de Armazenamento. Uma vez dentro dela, você tem que clicar em Arquivos para abrir uma nova janela, com várias pastas. Uma delas terá o nome do WhatsApp e é esta que você deve acessar.

WhatsApp Status 1 - Reprodução - Reprodução
É possível gravar imagens de formas diferentes de um simples print, e esse método funciona para vídeos
Imagem: Reprodução

Na tela seguinte, haverá três opções: .Shared, .Thumbs e Media. É nesta última que você deve acessar, para abrir uma nova janela repleta de pastas. Ali você deve escolher a intitulada .Statuses - pelo menos é assim que ela apareceu no Moto G7 Power que testamos.

WhatsApp Status 2 - Reprodução - Reprodução
WhatsApp > Media > .Statuses e pronto. Este é o caminho até os arquivos
Imagem: Reprodução

Pronto. Ali dentro você poderá acessar os Status publicados pelos seus contatos em formato de arquivo de vídeo ou foto. Dali você consegue salvar as imagens no app de Fotos, gravando aquela memória efêmera no smartphone.

Notícias