Google anuncia Stadia, serviço de streaming para games
Em conferência realizada na Game Developers Conference, o Google anunciou nesta terça-feira (19) a plataforma Stadia, investida da empresa na indústria dos games. Trata-se de um serviço de streaming de jogos, que poderão ser acessados em celulares, computadores e televisões. O Google já havia feito um piloto do sistema em no final de 2018, com o nome "Project Stream".
De acordo com a empresa, o Stadia tem como conceito integrar as comunidades que assistem, jogam e desenvolvem games e garantir acesso instantâneo aos jogos via streaming.
O serviço conta com o seu próprio controle desenvolvido pela Google, com design bem parecido com o do Xbox, mas também pode ser utilizado com outros controles já disponíveis no mercado.
O serviço vai permitir que os jogos rodem e sejam transmitidos com resolução 4K, resolução HDR e 60fps, além de contar com um GPU de 10,7 teraflops, bem maior que os 4,2 e 6,0 teraflops do PS4 Pro e Xbox One X, respectivamente. No futuro eles pretendem oferecer suporte para resolução 8K e 120 fps.
Novo Doom e Assassin's Creed: Odyssey confirmados
Dos jogos confirmados, tem "Doom Eternal" e "Assassin's Creed: Odyssey", da Ubisoft. Durante a apresentação eles mostraram que uma das maneiras de acessar o jogo será pelo Youtube, jogando em qualquer dispositivo, como notebook, tablet ou pela TV. Para o Doom, o título será lançado em 4K/60fps com suporte a HDR.
A empresa também confirmou que o serviço contará com a funcionalidade de cross-play, ou seja, jogadores de diferentes plataformas poderão interagir no mesmo jogo.
Outro recurso citado é o Crowd Play, onde será possível entrar em uma partida e jogar junto com um criador de conteúdo. No exemplo mostrado, de um game da franquia NBA 2K, o espectador entraria na partida controlando um dos personagens.
Assistência para resolver enigmas e Machine Learning
Outra função bem interessante do Stadia é a possibilidade de usar sua inteligência artificial e tecnologia para gerar alguns truques artísticos, para aplicar diferentes estilos de artes e visuais ao mundo do jogo em tempo real, podendo por exemplo, mudar uma paisagem monótona em um cenário colorido.
No entanto, não ficou claro como os desenvolvedores poderão usar essa técnica em seus títulos.
Outro recurso, que é bem usado pelos jogadores de maneira "informal", é de procurar alguma dica no próprio Youtube ou no buscador. O Stadia terá esse recurso, onde o jogador poderá pausar o jogo, fazer uma pergunta e aparecer a resposta. Na apresentação foi usado um título da franquia Tomb Raider, mostrando um outro vídeo com a resolução de um puzzle de uma das tumbas.
O Google também está lançando sua própria divisão de jogos chamada Stadia Games and Entertainment, liderada pela produtora de videogames Jade Raymond, que também vai trabalhar com outras empresas e parceiros para desenvolver games para o Stadia.
O lançamento do Stadia foi anunciado para 2019 nas regiões dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. O preço pelo serviço não foi divulgado. Ao "The Enemy", o gerente-geral Phil Harrison disse que a empresa "tem planos para outros mercados" depois de ser perguntado se o Stadia será lançada no Brasil. Oficialmente, não há previsão de lançamento para o país.