Topo

Trump diz que EUA estão indo bem em negociações comerciais com a China

2019-03-14T13:26:17

14/03/2019 13h26

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que os EUA estão indo muito bem nas negociações comerciais com a China, mas que não pode dizer se um acordo final será alcançado.

"Estamos indo muito bem nas negociações com a China", disse Trump a repórteres na Casa Branca, quando foi se reunir com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar. "Estamos recebendo o que temos para conseguir, e acho que estamos conseguindo isso de forma relativamente rápida."

"Sobre se vamos ou não chegar a um acordo final, isso eu não gostaria de dizer", acrescentou. "Se não for um acordo que seja muito bom para nós, não vamos aceitá-lo."

Trump decidiu no mês passado não aumentar as tarifas sobre os produtos chineses, que inicialmente entrariam em vigor no início de março, acenando para um sucesso das negociações até agora. Mas os obstáculos permanecem.

Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, deveriam realizar uma cúpula na residência de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, no fim deste mês, mas nenhuma data foi marcada e nenhuma conversa entre as equipes que cuidam de assuntos comerciais foi realizada em mais de duas semanas.

Citando fontes anônimas, a Bloomberg informou nesta quinta-feira que uma reunião entre os dois seria mais provável em abril, enquanto uma pessoa a par do assunto disse à Reuters que "há rumores" sobre uma possível reunião no fim do próximo mês.

(Reportagem de Jeff Mason)

Mais Notícias