Topo

Parlamento britânico aprova pedir adiamento do Brexit

2019-03-14T15:47:00

14/03/2019 15h47

Legisladores dão aval a moção para solicitar à União Europeia que data de saída do Reino Unido do bloco seja postergada. Parlamento terá que aprovar acordo até 20 de março se não quiser um longo adiamento.O Parlamento do Reino Unido decidiu nesta quinta-feira (14/03) que o governo britânico deve pedir à União Europeia (UE) um adiamento da data de saída do bloco, marcado para 29 de março.

Ao aprovar, por 412 votos a 202, a moção apresentada pela primeira-ministra Theresa May, os legisladores concordaram que, se o Parlamento finalmente aprovar o acordo de divórcio negociado pela premiê com a UE até 20 de março, o governo buscará uma extensão do período de negociação até 30 de junho.

Antes da votação final, os parlamentares votaram uma série de emendas. A primeira delas, referente à convocação de um segundo referendo sobre o Brexit, foi rejeitada por 334 votos a 85. O resultado já era previsto, uma vez que os próprios deputados defensores do voto popular se abstiveram alegando que este não é o momento certo para votar sobre o tema.

Este foi o terceiro dia consecutivo de votações cruciais no Parlamento britânico. Na terça, os legisladores rejeitaram pela segunda vez o acordo que define os termos do divórcio, negociado entre a premiê e Bruxelas. O plano já havia sido reprovado em janeiro por uma margem histórica.

No dia seguinte, embora insistam em rechaçar o acordo de May, os parlamentares votaram contra a possibilidade, em qualquer circunstância, de que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo de saída, o chamado hard Brexit.

Mais informações em instantes...

Mais Notícias