Topo
Notícias

Atirador de Suzano postou fotos com arma e máscara que usou durante o crime

Guilherme Taucci Monteiro publicou fotos antes dos disparos em Suzano (SP) - Reprodução/Facebook
Guilherme Taucci Monteiro publicou fotos antes dos disparos em Suzano (SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Do BOL, em São Paulo

13/03/2019 15h59

Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, um dos atiradores do massacre em uma escola de Suzano (SP), publicou uma série de imagens em seu Facebook antes de cometer o crime. De acordo com os registros da rede social, a postagem foi feita por volta de 9 horas da manhã desta quarta (13).

Guilherme Taucci Monteiro, um dos atiradores do massacre de Suzano (SP) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Entre as 30 fotos publicadas pelo rapaz, que se identificava como Guilherme Alan na rede social, há imagens em que ele aparece armado. Em várias dessas imagens, Guilherme está usando a máscara que vestiu durante o massacre. Até as 14h desta quarta, o perfil do adolescente estava no ar, mas logo em seguida foi removido da rede social.

Guilherme Taucci Monteiro tinha 17 anos - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Publicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhada por Guilherme - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Havia no perfil de Guilherme algumas publicações de cunho político. Entre elas, uma postagem, feita em 17 de fevereiro, que apresentava o "A no círculo", conhecido símbolo anarquista que significa "Anarquia é ordem", ideia de autoria do filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon, um dos mais influentes teóricos do anarquismo.

Outra publicação do perfil do rapaz, feita em 13 de agosto de 2017, era o compartilhamento de um post do deputado estadual Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A postagem trazia a foto de um policial militar morto e, abaixo desta, a foto de diversos presos encarcerados em um presídio. Na imagem estava escrito: "Neste dia dos pais, este homem não vai pra sua casa", em referência ao oficial assassinado; "estes vão", em referência aos presos.

Luiz Henrique de Castro

Luiz Henrique de Castro -  -
Foto de Luiz Henrique de Castro

Também circulam nas redes sociais imagens do suposto perfil do outro atirador do massacre, Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. O perfil não está mais disponível no Facebook. As imagens mostram que o homem usava como foto de capa no perfil uma ilustração com uma arma. Algumas páginas curtidas por ele na rede social demonstram seu interesse por armas: Cidadão Armado, Um amor: armas, e Portal armas de fogo eram alguns dos perfis acompanhados por Luiz Henrique.

Facebook de Luiz Henrique de Castro - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Vizinhos

De acordo com reportagem publicada pelo UOL, Guilherme e Luiz eram vizinhos. Os documentos de registro de ambos apontam que eles moravam na mesma rua do bairro Jardim Imperador, que fica próximo à escola onde o massacre aconteceu. Além disso, os dois eram ex-estudantes do colégio.

O massacre

Dois ex-alunos efetuaram disparos dentro de uma escola em Suzano (SP) na manhã desta quarta (13). O massacre deixou nove feridos e dez mortos, incluindo os atiradores, que cometeram suicídio. As vítimas eram alunos e funcionários da escola, além de um comerciante da região, que foi alvejado antes de os atiradores invadirem a escola. A PM identificou os assassinos durante a tarde: Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos. Ainda não se sabe o que motivou o crime.

Para receber notícias do Brasil e do mundo, acesse o Messenger do BOL, digite "Notícias" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Notícias