Topo
Notícias

Renault Arkana é registrado no Brasil; SUV-cupê deve ser lançado até 2021

Arkana pode trazer motor 1.3 turbo feito em conjunto com a Daimler - Reprodução
Arkana pode trazer motor 1.3 turbo feito em conjunto com a Daimler
Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/02/2019 07h00

Resumo da notícia

  • SUV com visual "acupêzado" foi mostrado no Salão de Moscou
  • Carro deve ser feito sobre base atualizada de Sandero, Logan e Duster
  • Arkana pode ter motor 1.3 turbo de até 170 cv desenvolvido com a Daimler

O Renault Arkana deve ser lançado no mercado brasileiro entre o fim de 2020 e o começo de 2021. E embora a fabricante não confirme a chegada do SUV-cupê, ela até já registrou o desenho do modelo por aqui.

Por enquanto, o carro surgiu apenas na forma de carro-conceito durante o Salão de Moscou, então pouco se sabe sobre ele. Entretanto, o desenho das patentes revela alguns detalhes, como a presença de espelhos retrovisores funcionais e rodas menores.

O Arkana será baseado na plataforma B0+, uma versão atualizada da atual B0 dos modelos Logan, Sandero, Captur e Duster. Isso facilitará o processo de fabricação em São José dos Pinhais (PR), além de economizar custos de desenvolvimento do projeto.

O carro pode usar o motor 1.3 Energy TCe, equipado com turbocompressor, de até 170 cv, Ele foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Daimler. O site "Autossegredos" afirmou que a motorização será, sim, aproveitada em modelos vendidos no Brasil.

Quase um BMW X6

Renault Arkana - Reprodução - Reprodução
Versão final do Arkana parece ter rodas menores do que o modelo conceitual
Imagem: Reprodução
Ligeiramente maior do que Duster e Captur, o Arkana está sendo preparado para brigar no cada vez mais aquecido segmento do Jeep Compass, Volkswagen Tiguan, Peugeot 3008, Hyundai New Tucson, entre outros, na faixa de R$ 100 mil a R$ 150 mil.

Seu grande trunfo será justamente o estilo "acupezado" da carroceria, tendência que já se mostrou bem-sucedida entre as marcas de luxo e que agora, ao que parece, começará a ser adotada por fabricantes generalistas.

Quem desponta como forte concorrente é o futuro SUV derivado da Fiat Toro, antecipado na forma de conceito durante o último Salão do Automóvel de São Paulo.

Salão do Automóvel: Fiat Fastback, o SUV da Toro explicado por seu criador

UOL Carros

Notícias