Topo
Notícias

Comissão do Senado tem gritaria por causa de fundo eleitoral

do UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

19/02/2019 15h08

Na Sessão da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado, que aprovou hoje um convite para que o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gustavo Bebianno preste esclarecimentos, houve gritaria e bate-boca.

A reunião da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle teve momentos de tensão e gritaria a partir de divergências sobre o financiamento público de campanha, que custou R$ 1,7 bilhão do orçamento.

Aos gritos, Major Olímpio (PSL-SP) e Eliziane Gama (PPS-MA) protagonizaram a discussão mais acalorada. A troca de farpas ocorreu logo depois que Eliziane defendeu o fundo eleitoral, sobretudo os recursos que são obrigatoriamente destinados a candidaturas de mulheres --uma das inovações do último pleito.

Olímpio, por sua vez, respondeu que o financiamento público de campanha era "imoral independente de gênero". "Não vai ganhar no grito", retrucou Eliziane. Visivelmente constrangido, o presidente da comissão, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), tentava em vão interromper a briga e acalmar os ânimos.

Posteriormente, foi a vez de Márcio Bittar (MDB-AC) criticar o fundo eleitoral e criticar o discurso de Eliziane. A parlamentar maranhense não gostou da referência e pediu a palavra para, mais uma vez, defender as candidaturas femininas e a participação da mulher na política.

O requerimento na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da minoria no Senado, e aprovado por seis votos a cinco. Como se trata de um convite, Bebianno não é obrigado a ir até a Casa para se explicar.

Bolsonaro agradece Bebianno e cita "questões mal entendidas"

UOL Notícias

Notícias