Topo
Notícias

Você nunca precisará ajustar o horário de verão no celular com esta dica

Opção automática ajusta o horário de verão sozinho --mas com ressalvas - Arquivo Pessoal
Opção automática ajusta o horário de verão sozinho --mas com ressalvas Imagem: Arquivo Pessoal
do UOL

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

17/02/2019 16h39Atualizada em 18/02/2019 11h17

Ajustar o horário de um aparelho é uma chatice. Mas todos os anos, boa parte dos brasileiros precisa entrar no horário de verão, em um período de cerca de quatro meses. Geralmente ocorre de outubro a fevereiro, mas com exceções que falaremos mais abaixo.

Então o que é chato com um único eletrônico fica potencialmente pior, pois precisa ser feito com todos eles ao mesmo tempo adiantando uma hora, e desfeito meses depois quando o horário de verão acabar. Mas pelo menos no celular isso pode ser mitigado, deixando o próprio sistema operacional cuidando disso sozinho.

Quer saber como? Basta ligar a opção de data e hora automáticos, que atualiza as informações de acordo com a rede móvel da operadora. Veja como:

Android

Ajustar data e hora automaticamente - Android 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vá até o ícone de Configurações (ou Ajustes) do seu celular. Lá na tela principal das configurações, procure e clique na opção Sistema (ou Gerenciamento geral, no caso dos aparelhos Samsung).

Ajustar data e hora automaticamente - Android 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Role a tela até achar e clicar na opção Data e Hora.

Ajustar data e hora automaticamente - Android 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Habilite a opção "Data e hora automáticas". Esta opção usa a data, hora e fuso horário fornecidos pela rede de celular local. Serve também, portanto, para ajustar o relógio do celular para o fuso do país em que você estiver viajando, caso esteja usando um cartão SIM de uma operadora telefônica do país em questão.

iOS

Ajustar data e hora automaticamente - iOS 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vá no ícone "Ajustes" do iPhone. Depois role e clique em "Geral".

Ajustar data e hora automaticamente - iOS 2 e 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vá em "Data e hora".

Por fim, habilite a opção "Automaticamente".

Tudo lindo, mas fique atento

Tanto para Android quanto para iOS, caso você queira configurar a hora e o fuso horário manualmente, é só repetir os passos e desabilitar a opção automática pela rede.

Mas por que você faria isso? Bem, há casos em que ela não dá certo. E o horário de verão 2018-2019 foi justamente um deles

Em geral, o Brasil adota o horário de verão a partir do terceiro domingo de outubro --em 2018, cairia no dia 21 de outubro. Mas por conta das eleições do segundo turno, marcadas para o dia 28 de outubro, o governo federal adiou a data para 4 de novembro.

Chegou-se a falar em um novo adiamento de data alegando como causa as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no início de novembro. Mas o governo recuou dessa decisão.

Essa mudança prejudicou usuários de celulares Android e iOS que, por algum motivo, não receberam essa nova informação e já usava a opção de ajuste de hora pela rede. A operadora TIM confirmou que a sua rede de usuários foi afetada pela falha. Assim, muita gente que não percebeu o problema de cara foi trabalhar mais cedo na segunda-feira seguinte ao dia 21 de outubro.

Com 15 dias a menos na comparação com o ano passado, o horário de verão 2018-2019 durou cerca de três meses, até o último sábado, 16 de fevereiro de 2019.

Há ainda outro motivo para quem queira desligar a hora automática: com ela ligada, não é possível ajustar os minutos manualmente. E muita gente tem o hábito de adiantar ou atrasar o relógio em alguns minutos para melhorar sua pontualidade.

No computador também rola

Windows 10: Clique no relógio do Windows (canto inferior direito da Barra de Tarefas do Windows), depois em "Configurações de Data e Hora". Na tela seguinte, habilite a opção "Definir horário automaticamente".

Mac: Selecione o menu Apple (o da maçãzinha, no alto da tela principal), depois "Preferências do Sistema" e clique em "Data e Hora". Se a data ou a hora estiverem incorretas, veja se a opção "Ajustar data e hora 

Notícias