Topo

Olha o truque! Colocar roteador no alto realmente melhora o sinal do wi-fi?

Sinal é melhor distribuído se roteador está em um lugar mais elevado - Getty Images/iStockphoto
Sinal é melhor distribuído se roteador está em um lugar mais elevado Imagem: Getty Images/iStockphoto
do UOL

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 04h01

Se o wi-fi da sua casa está ruim, isso pode ter relação com a altura que você deixou seu roteador.

Não são só as paredes de casa que interferem na distribuição do sinal. O posicionamento vertical dele também importa, porque se o aparelho estiver no chão, seus outros dispositivos terão mais dificuldade em conectar à internet. O ideal é colocar o roteador em um lugar alto - até no teto, se possível.

Existe uma justificativa física para isso.

O roteador tem que ficar na parte de cima, porque ele funciona com ondas de rádio. Se ele ficar embaixo, as ondas de rádio que ele fornecer terão dificuldades em se propagar para cima, e a intensidade do sinal será prejudicada

João Carlos Lopes Fernandes, professor do curso de engenharia da computação do Instituto Mauá de Tecnologia

Então, fica a dica: não deixe seu roteador no chão, porque desta forma o alcance dele estará prejudicado.

Agora, além de uma altura elevada, o posicionamento do aparelho deve ser o mais central possível, para distribuir o sinal de uma maneira equilibrada para todo o recinto.

Os moradores de prédios ainda devem se preocupar com outras interferências que podem derrubar a velocidade da internet --e nem sempre estão dentro do apartamento. Uma delas é o canal de comunicação do roteador.

"Se os roteadores de todos os seus vizinhos estão no mesmo canal, isso gera um congestionamento", diz Fernandes.

A sugestão é acionar, nas configurações do aparelho, a escolha automática de canal, pois assim o dispositivo buscará um que seja pouco usado.

Boas práticas

Também é recomendável deixar o roteador longe de equipamentos que geram alguma frequência e fora de locais que esquentem muito. Não é comum, mas vai que o seu roteador está do lado do fogão ou perto de um aquecedor? Melhor mudar de lugar, caso contrário ele fica mais sujeito a travamentos.

Se você quiser entrar mais para o lado técnico, existem maneiras de tornar seu wi-fi mais eficiente. Uma é diminuir a amplitude do sinal do roteador, o que fará com que a sua rede tenha que interagir com um número menor de dispositivos, especialmente se você morar em um apartamento.

"Como é uma rede sem fio, independentemente de conectar ou não, ela tem que responder a todos os dispositivos", explica o professor. Se sua rede ficar fora do alcance da TV do vizinho de dois andares acima, ela ficará automaticamente menos congestionada --mesmo que a TV do vizinho não esteja conectada à sua internet.

Aliás, para garantir que seu roteador não vire fornecedor de sinal para toda vizinhança, trocas regulares de senhas são bem-vindas. E por que não reiniciar o roteador de vez em quando? Isso evita que ele trave, ou pode fazer com que ele destrave --não é só balela do suporte técnico da sua operadora de internet.

Errata: o texto foi atualizado
A versão inicial da reportagem mencionava que ondas de rádio não se propagavam de baixo para cima. O texto foi corrigido.

Mais Notícias