Topo

Trump pede "futuro mais brilhante" para o Irã após "40 anos de repressão"

11/02/2019 20h21

Washington, 11 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que os iranianos "merecem um futuro muito mais brilhante", declaração feita devido à celebração do 40º aniversário da vitória da Revolução Islâmica, o que descreveu como um período de "corrupção, repressão e terror" na história do Irã.

"40 anos de corrupção. 40 anos de repressão. 40 anos de terror. O regime no Irã só produziu 40 anos de fracasso. O povo iraniano, que tanto sofreu, merece um futuro muito mais brilhante", escreveu Trump pelo Twitter.

O governante publicou o mesmo texto em inglês e farsi acompanhado de imagens que reproduzem essa mensagem, além da foto de uma mulher com o punho erguido e os cabelos e parte do rosto cobertos por um véu.

Os tweets de Trump foram postados três horas após o seu assessor de segurança nacional, John Bolton, publicar uma mensagem parecida sobre o mesmo assunto.

"Foram 40 anos de fracasso. Agora, depende do regime iraniano mudar o seu comportamento e, em último caso, depende do povo iraniano a questão de determinar a direção do seu país. Os EUA apoiarão a vontade do povo iraniano e os respaldará para assegurar que as suas vozes sejam ouvidas", escreveu Bolton no Twitter.

Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas do Irã nesta segunda-feira para demonstrar união nacional e apoio ao sistema teocrático no 40º aniversário da vitória da Revolução Islâmica. EFE

Mais Notícias