Topo

Jovem que limpou cursinho em troca de bolsa passa na USP: "Nunca foi sorte"

Arquivo pessoal
Guilherme e a professora Eliane emocionados com o resultado da aprovação Imagem: Arquivo pessoal

Diana Carvalho

Do BOL, em São Paulo

2019-02-11T17:49:32

11/02/2019 17h49

Guilherme Nobre, de 19 anos, viu o seu esforço ser recompensado após passar em quarto lugar no curso de medicina, da USP. O jovem, que mora em Santos, ganhou uma bolsa parcial de estudos da professora de literatura e redação Eliane Limonti, 38. Em troca, ele deveria cuidar da manutenção das salas do cursinho, ficando responsável pela limpeza e organização.

"Como meus pais não tinham como pagar o valor total da mensalidade, a professora Eliane me ofereceu pagar parte do valor e passei a cuidar da organização das salas. Durante duas vezes na semana eu passava pano em mesa, recolhia o lixo, varria e limpava banheiros", relembrou em entrevista ao BOL.

"Eu poderia ter escolhido outro cursinho, mais barato, e não precisaria limpar salas e banheiros. Mas sempre busquei o melhor e, neste caso, o melhor era o mais caro", completou.

Guilherme, que ainda fazia curso técnico, tentava passar a maior parte do seu tempo livre com os livros. Ele chegou a estudar até no banheiro de um posto de gasolina onde sua mãe, que é frentista, trabalha.

"Eu saía da escola técnica, que fazia à tarde, e ia direto para o posto de gasolina. Lá, ficava estudando no banheiro. Não compensava voltar para casa e depois ir para o cursinho, já que o trabalho da minha mãe ficava bem mais próximo. Eu comia, tomava banho e estudava", contou.

O jovem, que vai cursar medicina na USP de Ribeirão Preto, também passou para o mesmo curso na Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Nunca foi sorte. Cheguei a prestar vestibular em 2017 e não passei. Então, coloquei na minha cabeça que precisava fazer um dos melhores cursinhos, e consegui. Por isso me esforcei e me dediquei". 

Para receber notícias do Brasil e do mundo, acesse o Messenger do BOL, digite "Notícias" e clique em "Sim". É simples e grátis!

Mais Notícias