Topo
Notícias

PM agride mulher com chicotadas durante revista em Fortaleza

do UOL

Aliny Gama

Em Maceió 

05/02/2019 10h54

Uma mulher foi agredida a chicotadas por um policial militar durante uma abordagem em uma área próxima à festa de pré-Carnaval, na comunidade Lagamar, no bairro São João Tauape, em Fortaleza (CE). As agressões ocorreram na noite do último domingo (3) e foram filmadas por testemunhas que ficaram indignadas com a cena ocorrida na rua do Canal. 

Nas imagens, a mulher aparece de joelhos com as mãos na cabeça ao lado do marido, que está sem camisa, cercados por dois policiais militares. A gravação feita por uma moradora registra pelo menos duas chicotadas dadas por um policial na costas da vítima, enquanto o outro militar observa a agressão. Segundo testemunhas, as agressões ocorreram por cerca de meia hora e ninguém intercedeu pelo casal. 

A mulher relatou ao UOL, nesta terça-feira (5), que ela e o marido estavam abastecendo o carro da família com combustível, quando dois policiais ordenaram que o casal descesse do veículo. Segundo ela, após o casal sair, os policiais mandaram que ambos ficassem de joelhos na calçada e agrediram-na verbalmente. Em seguida, de acordo com relatos da vítima, um policial começou a chicoteá-la.

Não estávamos no pré-Carnaval e nem fizemos nada que justificasse tamanha agressão. Atendemos a ordem para que saíssemos do carro, mas, logo depois, começaram a me xingar de vagabunda. Eu fiquei em choque, sem reação, e um policial começou a me bater...A gente está com tanto medo, que nem quero sair de casa

Mulher agredida por policiais

Abalada com a situação, a mulher e o seu marido pediram para não serem identificados, temendo represálias. Ela disse que não sabe se vai denunciar o caso porque tem medo que haja retaliação. 

O marido criticou a atitude dos policiais. "Os PMs não deram ouvidos quando eu e minha mulher  dissemos que éramos cidadãos. Não somos envolvidos com crime, somos trabalhadores. Ficamos e estamos com muito medo. As pessoas se revoltaram com a injustiça e filmaram", disse. 

A CGD (Controladoria Geral de Disciplina) dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário informou que está apurando o ocorrido em uma investigação preliminar. Segundo a CGD, caso haja "indícios de autoria e materialidade", os dados serão analisados para abertura de processo administrativo. 

A Polícia Militar informou que está identificando os policiais militares acusados da agressão para, assim, tomar as providências legais cabíveis. A  PM destacou também que "não compactua com qualquer ação policial que vá de encontro aos direitos e garantias fundamentais do cidadão e que se pauta, dentre outros, pelo princípio da legalidade e da impessoalidade".

Tanto a CGD quanto a PM não informaram os nomes dos policiais investigados. 
 

Notícias