Um em cada 20 britânicos acredita que Holocausto nazista nunca ocorreu
Londres, 28 jan (EFE).- Um em cada 20 cidadãos do Reino Unido acredita que o Holocausto nazista nunca aconteceu, enquanto um em cada 12 opina que sua dimensão foi exagerada, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira no jornal "The Times".
A pesquisa, realizada pela Fundação Dia Memorial do Holocausto, também revelou que 45% dos britânicos não sabem quantos judeus foram assassinados pelos nazistas e 19% acreditam que foram menos de 2 milhões.
A pesquisa foi realizada entre 2 mil britânicos coincidindo com o dia 27 de janeiro, no qual o Holocausto é lembrado no Reino Unido por ser o dia da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 1945.
A presidente da fundação, Olivia Marks-Woldman, disse que ficou "chocada" ao conhecer os resultados da pesquisa, mas assinalou que não acredita que todos os que mostraram "ceticismo na pesquisa" sejam realmente "negacionistas ativos do Holocausto".
Marks-Woldman afirmou ao jornal "The Observer" que "a ignorância" dessas pessoas significa que são "suscetíveis" a acreditar em "mitos e distorções".
Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados consideram que é preciso fazer mais para ensinar as pessoas sobre o Holocausto, embora neste domingo, coincidindo com a celebração do dia de lembrança, foram realizados em todo o Reino Unido cerca de 11 mil eventos em memória das vítimas do nazismo.
O Holocausto nazista foi o maior genocídio do século XX, com aproximadamente 6 milhões de judeus, entre outras minorias, assassinados entre 1933, quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, e 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.