Olho no lance! Como bater bem todos os tipos de falta no "FIFA 19"
Para conseguir as melhores colocações nas ligas semanais ou mesmo derrotar aquele rival de anos na sua vizinhança, é necessário aproveitar cada chance que uma partida te oferece no "FIFA 19". A bola parada é uma dessas oportunidades que surgem de vez em quando e deve ser convertida em gol pelos jogadores que almejam uma vitória.
Para ter um bom aproveitamento nos chamados tiros livres diretos, é preciso primeiro escolher um bom batedor, conhecer as melhores características dele e dominar cada um dos estilos de cobrança, sabendo executar a melhor batida para cada posição no campo. Esse guia vai passar por cada uma das técnicas de cobrança e dar dicas sobre como escolher a melhor opção para o seu time.
O Básico
A primeira coisa que você tem que saber é como preparar a sua cobrança. A escolha do batedor vai depender da posição em que a falta foi marcada no campo. Cobranças mais próximas da área pedem batedores com atributos altos em Cobrança de Faltas, Curva e Finalização. Cobranças de média e longa distância vão depender de Força do Chute, Curva, Finalização e Cobrança de Faltas.
Outro fator importante na escolha do batedor é a perna boa do jogador. Se a falta for à esquerda da área, jogadores destros são os mais indicados, pois farão a curva do meio do gol para trave, que é mais fácil do que curvar a bola por fora da barreira, mirando na linha de fundo, para a direção da trave. O mesmo vale para faltas à direita da área, que são cobradas com mais precisão por jogadores canhotos.
Depois de escolher o seu batedor, você deve escolher a posição dele em relação a bola. A distância para a bola influência muito pouco na cobrança do "FIFA 19", mas a posição em relação a ela faz toda a diferença. Se o seu jogador ficar com a parte externa do pé bom ao lado da bola, estando de frente para ela, a cobrança será feita de trivela. Se ele estiver ao lado da bola, vai com a parte interna, mais colocada. Essa decisão é sua e pode ser feita utilizando o analógico direito.
Também é possível chamar companheiros para ficar posicionados para bater e enganar o adversário. Para chamar um segundo batedor basta pressionar LT/L2. É possível chamar ainda um terceiro batedor com R1/RB. Entraremos em detalhes sobre essas opções mais a frente.
Faltas próximas a área
Já dizia Marcelinho Carioca, Neto ou qualquer outro especialista em bolas paradas, "daí não é força, é jeito". Em cobranças próximas da meia lua da área, o importante é conseguir lançar a bola por cima da barreira e com curva suficiente para tirar do goleiro. No caso de faltas muito próximas a linha da área, nem a curva é necessária, bastando jogar a bola na direção do ângulo.
Para efetuar essas cobranças no melhor estilo Zico, você precisa mirar no início da barreira, para o lado mais próximo ao meio do gol. Pressione o botão de chute até que uma barra e meia de força seja preenchida e segure o seu analógico esquerdo para frente. A bola passará pela barreira como se tivesse sido jogada com a mão e morrerá no gol do adversário.
Se você achar que a falta está um pouco longe ou que o goleiro do adversário é grande e vai chegar na bola, pode utilizar da curva para fazer o gol. Mire na ponta da barreira mais próxima a trave, o contrário da batida anterior, coloque uma barra e meia de força na cobrança e segure o seu analógico esquerdo para a direção do ângulo.
Essas são as instruções gerais, mas pequenos ajustes podem ser feitos para garantir melhores resultados. Entre no modo treino livre e bata várias faltas com o seu cobrador escolhido. Dependendo da quantidade de atributos em curva, você deverá abrir mais ou menos a mira na hora de bater a falta. O mesmo vale para a relação entre o atributo Força do Chute com a barra de força na hora de cobrar a falta.
Faltas longe da área
As faltas mais longe da área dependem de batedores com chutes potentes e que tenham bastante curva nos atributos. A forma como você vai posicionar o batedor em relação à bola fará toda a diferença.
Para bater com força e seco na bola, aplicando bastante curva durante a trajetória, mire na trave que deseja chutar, pressione L1/LB, chute com a força de aproximadamente 3 barras, variando para mais ou para menos dependendo da Força no Chute do batedor e direcione a curva da bola com o analógico esquerdo, segurando ele na direção que você quer até que a bola chegue no gol.
Outra forma interessante, mais parecida com a batida do Roberto Carlos, é mirar na direção de um dos ângulos, seguir os passos da batida anterior, mas pressionar o analógico esquerdo em direção ao ângulo oposto do gol, o contrário do que você mirou inicialmente. A bola sairá curvando levemente para o lado de fora e voltará a curva para dentro antes de morrer nas redes. Mesmo que o goleiro alcance a bola, quase sempre terá que espalmar para o meio da área, onde você terá boas chances de marcar no rebote.
Chute de Trivela
O chute de trivela fez muito sucesso no "FIFA 2018" e voltou com ainda mais possibilidades na versão deste ano. Para chutar dessa forma, basta posicionar o seu batedor de frente para a bola, mas um pouco para o lado da sua perna ruim, fazendo com que o lado externo do pé bom fique bem ao lado da bola. Mire para formar uma diagonal perfeita entre a bola e seu jogador, geralmente focando bem para fora do gol. Aplique a força necessária de acordo com a distância, de uma barra e meia a duas para faltas mais próximas e aproximadamente 3 barras para faltas mais distantes e direcione o analógico esquerdo para o gol até que a bola atinja as redes.
Esse chute é ideal para que tem potência e curva nos atributos. Ele também pode ser aplicado em times que tem somente um bom batedor, sendo bem eficiente no lado que não favorece as cobranças com a perna boa do atleta.
Usando mais de um batedor
Existem várias opções quando mais de um batedor está posicionado para a cobrança. A primeira e mais óbvia é bater direto com o atleta que você não está controlando, enganando o adversário. Para bater direto com o segundo cobrador, pressione R1/RB mais o botão de chute. Para utilizar o terceiro cobrador, pressione L2/LT mais o botão de chute.
É possível também fingir que vai chutar com um desses cobradores, bastando pressionar X/A antes que ele chegue na bola. Outra tática é encostar na bola ou passar ela para quem vai chutar. O segundo cobrador pode encostar ou passar a bola pressionando X/A mais R1/RB. Já o terceiro usando L2/LT mais X/A. A força vai determinar o tipo do passe.
Cobrança de Letra
Uma novidade dessa versão é a cobrança de letra do Cristiano Ronaldo. Somente ele tem essa perícia no jogo e portanto só quem possui ele no time tem essa oportunidade. Para efetuar esse tipo de cobrança, a falta tem de ser cobrada próxima a meia lua da área. Mire no gol e pressione X no Xbox ou Quadrado no PS4 com aproximadamente uma barra e meia de força, segurando sempre o analógico para a direita e veja a mágica acontecer. O resultado será um adversário humilhado.
Dicas Finais
Em cobranças de faltas o treino é o mais importante. Durante os jogos, as oportunidades que você terá para cobrar serão poucas e geralmente em posições nem sempre confortáveis para acertar os chutes, portanto quanto mais você treinar com o seu batedor, mais estará preparado para converter em gols as oportunidades.
Teste e decore todos os tipos de cobrança e adapte a técnica aos atributos do seu jogador. Com isso você logo estará fazendo as cobranças de forma automática e somando mais um meio de definir as partidas ao seu repertório.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.