Topo
Notícias

Toyota Supra reencarna em "corpo" de BMW e chega às ruas ainda este ano

do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/01/2019 07h00

Icônico esportivo japonês ressurge no Salão de Detroit 2019

Quem jogou "Gran Turismo" quando era criança ou mesmo na adolescência conhece ou já ouviu falar no Toyota Supra, um dos carros mais desejados do game. Na vida real, embora seja extremamente raro no Brasil por nunca ter sido vendido oficialmente pela marca, algumas unidades já foram trazidas para cá via importação independente.

Mas os fãs de Supra estavam órfãos. A Toyota deixou de produzir o carro em 2002 depois de 25 anos e até hoje não havia mostrado nada para ocupar esse lugar. Até hoje...

Feito sobre a mesma plataforma que o novo Z4 -- sim, o BMW --, o totalmente novo Toyota Supra acaba de renascer no Salão de Detroit 2019. Akio Toyoda, CEO global da Toyota Motor Corporation e neto do fundador da marca, foi o apresentador responsável pela revelação do carro.

Ao lado de Toyoda, Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1 e piloto da Toyota, foi o modelo responsabilizado por fazer brilhar o renascimento do Supra -- embora a gente saiba que o povo norte-americano não ligue tanto para a Fórmula 1 e prefira (e até conheça mais) as estrelas da Nascar e da Formula Indy.

Falamos sobre esta fusão desses dois esportivos na metade do ano passado.

Como ele é

Com proporção de peso 50/50 como todo bom carro da BMW, o novo Toyota Supra carrega por baixo do capô a mesma família de motores do Z4, que inclui um seis-cilindros em linha turbo, 3.0, de injeção direta, capaz de render 335 cv.

A caixa de câmbio será de oito marchas da alemã ZF, que equipa diversos modelos da BMW e de outras marcas alemãs. Na prática, apesar da história japonesa e de toda a essência da Toyota por trás do Supra, o novo modelo pode ser considerado um carro alemão feito com uma "bolha oriental".

Toyota Supra 2020 - Bill Pugliano/Getty Images/AFP - Bill Pugliano/Getty Images/AFP
Toyota Supra 2020 tem inspiração visual no protótipo FT-1 Concept, mostrado há alguns anos
Imagem: Bill Pugliano/Getty Images/AFP

Repare nas fotos: no interior, o Supra lembra bastante modelos da BMW pela formatação do painel e do console. Só o volante é tradicionalmente "Toyota".

Quadro de instrumentos é totalmente digital e intuitivo. Já na tela flutuante do console, modelo oferece compatibilidade com AndroidAuto e CarPlay.

Quando chega

Segundo os planos da Toyota norte-americana, detalhados no evento que acontece em Michigan, as primeiras unidades do Supra chegam ao mercado dos EUA na próxima primavera de acordo com o calendário local, que começa no final do próximo mês de março.

De acordo com algumas concessionárias dos EUA, os valores do Supra 2020 começam em US$ 50.920, cerca de R$ 180 mil em conversão direta, sem taxas de importação ou impostos.

Notícias