Topo

Trégua não põe fim a confrontos na cidade iemenita de Hodeida

12/01/2019 09h38

Hodeidah, Iêmen, 12 Jan 2019 (AFP) - Forças do governo e rebeldes huthis se enfrentaram neste sábado (12) na cidade portuária iemenita de Hodeida, apesar de uma trégua em vigor desde 18 de dezembro - informou um correspondente da AFP.

Foram ouvidos disparos de artilharia na parte sul desta cidade que é um ponto de entrada crucial para a ajuda humanitária para este país, devastado por vários anos de guerra. No meio da manhã, os tiros acabaram sendo esporádicos.

Um dos principais pontos de discussão das recentes negociações de paz na Suécia, Hodeida foi, durante meses, a principal frente da guerra no Iêmen.

Até agora, uma relativa calma reinava na cidade desde a entrada em vigor de um cessar-fogo.

O conflito armado no Iêmen deixou pelo menos 10.000 mortos e levou 20 milhões de pessoas a uma situação de desnutrição e fome extrema.

Uma trégua entrou em vigor em 18 de dezembro, no âmbito do acordo firmado na Suécia e ratificado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que inclui uma missão de observadores civis que supervisionem a retirada dos combatentes de Hodeida e garantam o funcionamento de seu porto.

str/sy/hkb/iw/vl/me/es/tt

Mais Notícias