Topo
Notícias

Congonhas tem voos cancelados nesta 6ª após noite de chuva forte em SP

do UOL

Luciana Quierati*

Do UOL, em São Paulo

11/01/2019 01h14Atualizada em 11/01/2019 09h49

A forte chuva que caiu na noite de ontem em São Paulo ainda provoca reflexos em Congonhas na manhã desta sexta-feira (11). Segundo o site da Infraero, dos voos programados para esta manhã no aeroporto, cinco foram cancelados.

Três deles são da Latam: às 6h para Ribeirão Preto (SP), às 7h15 para Joinville (SC) e às 8h10 para São José do Rio Preto (SP). Outros dois, da Gol: às 7h10 para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e às 7h15 para Belo Horizonte (MG).

Muitos passageiros passaram a madrugada desta sexta no saguão do aeroporto no aguardo por remarcação depois do cancelamento de 23 voos. Outros 15 foram remanejados para os aeroportos de Guarulhos, Viracopos (Campinas) e Santos Dumont.

Congonhas ficou inoperante entre 21h15 e 22h de quinta-feira. Como o aeroporto fecha às 23h (reabrindo às 6h), muitos aviões não puderam partir.

Alguns passageiros relatam que já estavam no interior de aeronaves para a decolagem quando a operação do aeroporto foi suspensa e eles tiveram que retornar ao portão de embarque.

Em nota, a Latam disse que, "em razão das fortes chuvas na região do aeroporto", 39 voos foram impactados, sendo 35 cancelados e 4 alternados. "Todos os passageiros estão recebendo assistência. Nesta manhã (11), não há novos cancelamentos e a operação está sendo normalizada", diz o comunicado.

Já a Azul informou que a companhia precisou alternar o pouso de um voo vindo de Belo Horizonte para Guarulhos (SP) e cancelar outro com trajeto entre Congonhas e Porto Alegre na noite de quinta. "A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos e reforça que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações."

A Avianca pontua que teve um voo cancelado e outros três com mudanças no itinerário. "A empresa esclarece que o incidente não teve reflexo nos voos programados para hoje [sexta] e que a operação já está normalizada", diz a empresa.

A Gol ainda não se manifestou.

Não houve alteração no funcionamento do aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande SP.

Parte da cidade (exceto a zona leste) entrou em estado de atenção no meio da noite devido à forte chuva, e a região da subprefeitura do Ipiranga em estado de alerta (grau máximo em uma escala de três) depois que o córrego Ipiranga transbordou, perto das 23h. Ao menos quatro pontos de alagamentos foram registrados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura paulistana.

Também no fim da noite, os trens da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não circularam entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra devido a alagamento nos trilhos. O problema foi resolvido e, neste início de manhã, todas as linhas operam normalmente.

O Corpo de Bombeiros informa que recebeu 26 chamados para atendimento sobre enchentes, 54 relacionados a queda de árvores e 7 para desabamentos sem vítimas.

Segundo o CGE, é esperada nova chuva forte com rajadas de vento e formação de alagamentos na tarde e noite desta sexta-feira. Isso porque o dia será quente, com temperatura devendo chegar aos 33 °C à tarde. 

*Colaborou Nathan Lopes, do UOL, em São Paulo

Notícias