Topo
Notícias

Ministério da Justiça prepara "indulto humanitário" a presos

1º.nov.2018 - Juiz Sérgio Moro acena para fotógrafos após encontro com Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro - Silvia Izquierdo/AP
1º.nov.2018 - Juiz Sérgio Moro acena para fotógrafos após encontro com Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro Imagem: Silvia Izquierdo/AP

Do BOL, em São Paulo

10/01/2019 17h12

O governo Bolsonaro estuda conceder um indulto para pessoas condenadas ou submetidas a medidas de segurança, informa reportagem da Folha de S. Paulo. A medida, ainda em discussão no Ministério da Justiça, não contemplará condenados por corrupção.

O indulto, se aprovado, deve incluir aqueles que, até 25 de dezembro de 2018, estejam dentro das exigências a serem decididas pelo governo; a medida tem sido chamada internamente de "indulto humanitário", já que deve focar em presos com doenças graves e terminais.

Leia também:

Este tipo de indulto, que é atribuição exclusiva do presidente da República, costuma ser concedido no período próximo ao Natal. Ao não assinar o perdão em 2018, o ex-presidente Michel Temer se tornou o único a não ter concedido o indulto desde a redemocratização.

Se for confirmado, a medida pode representar um novo recuo de Bolsonaro, porque o presidente já se declarou mais de uma vez contra a concessão de qualquer tipo de perdão a condenados pela Justiça. Em dezembro de 2018, quando Temer ainda não havia se decidido a respeito do indulto, Bolsonaro declarou: "Fui escolhido presidente do Brasil para atender os anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos da campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último".

Já o ministro da Justiça, Sérgio Moro, se manifestou apenas uma vez sobre o indulto, em entrevista no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília. Na ocasião, ele disse que "o tempo desses indultos excessivamente generosos" chegaria ao fim no governo Bolsonaro.

Quer receber notícias de Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!

Notícias