Topo
Notícias

Nada de Ryu e Ken: "Street Fighter II" teria Masaaki Kakuda como estrela

Reprodução
Imagem: Reprodução
do UOL

Do GameHall

29/05/2018 04h00

Qual é o seu lutador preferido de “Street Fighter II”? Masaaki Kakuda, Zhi Li ou Shilke Muller? Se você acha que essa pergunta não faz sentido nenhum, saiba que esses seriam os nomes dos personagens do jogo segundo os planos iniciais da Capcom. Na verdade, não era só os personagens: o jogo inteiro seria completamente diferente.

Nos dois anos e meio entre a primeira reunião de planejamento de “Street Fighter II” em outubro de 1988 até o seu lançamento oficial nos arcades em 1991, várias mudanças aconteceram com o estilo do jogo.

VEJA TAMBÉM

Ao invés de lutas que se passam nas ruas e localidades de vários países, o conceito inicial era para um torneio de artes marciais em uma ilha deserta, ideia similar a de “Mortal Kombat”, lançado em 1992 – e provavelmente inspirado no clássico filme de Bruce Lee, “Operação Dragão”.

Street Fighter II - Artwork - A ilha com os 7 lugares que serviriam de cenários para a luta - Reprodução - Reprodução
A ilha com os 7 lugares que serviriam de cenários para a luta
Imagem: Reprodução

A ideia era oferecer uma seleção de oito lutadores e sete cenários, sendo que os jogadores escolheriam um personagem e lutariam em combates diretos, mesmo esquema utilizado na versão final de “SFII”.

No entanto, entre os esboços iniciais para os lutadores, queridinhos como Ryu e Ken não aparecem, ao menos como os fãs passaram a conhece-los. Vale lembrar que ambos chegaram a aparecer no “Street Fighter” original de 1987. Confira abaixo quais eram as sugestões principais para os novos personagens:

Street Fighter II - Masaaki Kakuda - Reprodução - Reprodução
Masaaki Kakuda – O embrião de Ryu. Um japonês que entrou no torneio para provar que o karatê é a mais poderosa das artes marciais.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Zhi Li - Reprodução - Reprodução
Zhi Li - O visual e história da lutadora chinesa Zhi Li serviram de base para o viria a ser a Chun-Li. Ela entrou no torneio para a vingar a morte de seu pai, o lutador Gen, do primeiro "Street Fighter", lançado em 1987.
Imagem: Reprodução

Street Fighter - Bunbobo - Reprodução - Reprodução
Bunbobo - Descrito como um personagem misterioso, sem nacionalidade, história ou idade revelados, mas sabe-se que é um hábil lutador de capoeira. Podemos ver alguns conceitos de Blanka perdidos por aqui.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Dick Jumpsey - Reprodução - Reprodução
Dick Jumpsey - Boxeador americano e astro do cinema. Resolveu participar do torneio para fazer publicidade do seu próximo filme.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Tahir Meyer - Reprodução - Reprodução
Tahir Meyer - Lutador gigante de wrestling com golpes poderosos, conceito que pode ter virado o lutador Zangief.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Shilke Muller - Reprodução - Reprodução
Shilke Muller - Boina Verde com um alto QI capaz de ler a mente de seus inimigos. O visual e histórico militar lembram Guile.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Grande Dragão - Reprodução - Reprodução
Grande Dragão - O feiticeiro conhecido como o Grande Dragão usa o estilo de luta Zanzouken, com visual bem semelhante ao Dhalsin.
Imagem: Reprodução

Street Fighter II - Anabebe - Reprodução - Reprodução
Anabebe - Por fim Anabebe, personagem descrito como um "homem-fera" criado por leões, com técnicas de combate baseadas em morder e arranhar. Lembra alguém?
Imagem: Reprodução

Porém, após esse planejamento inicial, uma escassez de chips de ROM em 1988 fez com que o projeto fosse cancelado precocemente no desenvolvimento devido a altos custos de fabricação.

Por esse motivo, a Capcom decidiu desenvolver um novo jogo que usaria menos memória e seguiria o estilo do bem sucedido beat ‘em up “Double Dragon”, batizado inicialmente de “Street Fighter ’89”, mas renomeado de “Final Fight” antes de ser lançado em dezembro de 1989.

O sucesso de “Final Fight” foi avassalador nas casas de fliperamas no mundo todo, o que incentivou a mesma equipe de desenvolvimento a voltar ao projeto de “SFII”. Assim, o conceito de oito lutadores e quatro chefes foi logo decidido, com esboços de muitos personagens e cenários sendo propostos e rejeitados.

Street Fighter II - Ryu antes (parecido com o Ken) e depois - Reprodução - Reprodução
Ryu antes (parecido com o Ken) e depois
Imagem: Reprodução

Os designers da Capcom resolveram então resgatar a dupla de lutadores do “Street Fighter” original, Ryu e Ken. Como os dois eram muito parecidos, Ryu quase foi descartado do jogo, mas os desenvolvedores mudaram de ideia. Assim, os dois amigos inseparáveis foram incluídos e tiveram seus visuais alterados para quem não fossem tão semelhantes.

Ken Masters

Ken Masters manteve os cabelos loiros e o quimono vermelho da sua versão de 1987.

Zangief

Zangief também surgiu nessa nova onda, e sua história indicava que ele havia sido banido do wrestling profissional por ser muito brutal contra seus adversários. Na época tinha o peculiar nome de Vodka Govalsky (embora nunca tenha sido considerado de forma séria para a versão final do jogo).

Homem-Fera

O conceito de “homem-fera” visto em Anabebe no conceito original de 1988 foi revisado e acabou se transformando no Blanka, que tinha um nome inicial de “Hamablanka”.

Street Fighter II - Vega - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além de Ryu e Ken, Sagat é o terceiro e último personagem do jogo de 1987 que retorna em “SFII”, com um visual quase idêntico, mas sem a famosa cicatriz no peito – feita por Ryu no game antecessor, onde Sagat era o chefão final. Na imagem acima podemos ver as várias transformações de Vega, começando por um ninja para ninja-matador para ninja-cruzado e finalmente para algo mais próximo do que conhecemos hoje

Outros personagens do primeiro conceito foram reformulados, os quatros chefões foram introduzidos e assim em 1991 “Street Fighter II: The World Warrior” chegava aos fliperamas encantando milhares de jogadores e virando uma febre mundial que dura até os dias de hoje.

Artworks de Street Fighter II

Notícias