Topo

Microsoft desenvolve cadeira de rodas que pode ser controlada só com o olhar

O objetivo é dar mais autonomia para as pessoas com deficiência física - Divulgação/Microsoft
O objetivo é dar mais autonomia para as pessoas com deficiência física Imagem: Divulgação/Microsoft

DO BOL, em São Paulo

23/03/2018 16h31

Com o objetivo de melhorar a locomoção de cadeirantes, a equipe da Microsoft Brasil está testando uma cadeira de rodas que pode ser controlada apenas com o olhar.

O protótipo, que foi apresentado na quinta-feira (22), em São Paulo, foi desenvolvido a partir de uma tecnologia que já existe no Windows, criada com o objetivo de auxiliar o ex-jogador de futebol americano Steve Gleason, que sofre de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença que compromete os movimentos.

Para que a cadeira de rodas responda ao comando dos olhos, os cientistas criaram um mapeamento do movimento ocular padrão fazendo com que ele funcione como um ponteiro de mouse, direcionando-a para qualquer direção.

De acordo com os desenvolvedores da Microsoft Brasil, nenhum movimento de pescoço é necessário, nem o da cabeça. O cadeirante pode ainda gravar comandos e atalhos para que trajetos de rotina, como ir do quarto para o banheiro, sejam feitos de uma maneira mais prática.

Veja também:

Para o diretor de Engenharia e Inovação da Microsoft Brasil, Alessando Jannuzzi, o projeto, que está em fase de teste e sem data para entrar no mercado, visa dar mais autonomia a pessoas com deficiência física.

(Com informações da Microsoft News)

Quer receber notícias de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Notícias após acessar o Messenger. É muito simples!

Mais Notícias