Transgênero, transexual, travesti: aprenda os significados (e respeite a diversidade)

Sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero. São muitos os conceitos que definem quem são as pessoas quando nascem e quem se tornam quando crescem. Para esclarecer as diferenças entre todas essas terminologias, o BOL conversou com o psiquiatra Daniel Mori, do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do IPQ (Instituto de Psiquiatria) da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o especialista, o sexo biológico é a formação do corpo genético; diz respeito aos órgãos genitais e capacidades reprodutivas.
No sexo biológico existe, ainda, a intersexualidade. Nesse caso, ocorre uma variação nas características genéticas, o que faz com que a anatomia reprodutiva não se ajuste às definições de feminino ou masculino.
ORIENTAÇÃO SEXUAL
O psiquiatra esclarece que a orientação sexual é a capacidade que cada um possui em sentir atração emocional, afetiva ou sexual por outros indivíduos.
De acordo com uma cartilha divulgada pelo MPF (Ministério Público Federal), as orientações sexuais mais comuns são:
- Homossexualidade: atração emocional, afetiva ou sexual por pessoa do mesmo gênero.
- Heterossexualidade: atração emocional, afetiva ou sexual por pessoa de gênero diferente.
- Bissexualidade: atração emocional, afetiva ou sexual por pessoas dos dois gêneros.
- Assexualidade: ausência de atração sexual por pessoas de ambos os gêneros.
IDENTIDADE DE GÊNERO
"A identidade de gênero é como o indivíduo se identifica. Quando ele nasce, é designado como menino ou menina. Aos 4 anos, aproximadamente, é que a pessoa descobre o seu gênero", explica Daniel Mori.
Segundo cartilha do MPF, cisgêneros são as pessoas que têm uma identidade de gênero correspondente ao sexo biológico. Um homem é cisgênero se seu sexo biológico e sua identidade de gênero forem masculinas, independentemente de sua orientação sexual. Portanto, há homens e mulheres cisgêneros homossexuais, heterossexuais e bissexuais.
- Transexuais: "Uma das possibilidades dentro da transgeneralidade", explica Mori. De acordo com ele, acontece quando o indivíduo não se identifica com o sexo biológico: a pessoa nasceu com a "cabeça de mulher em um corpo masculino" (ou vice-versa). "Quando alguém não se reconhece como sendo do gênero que coincide com o sexo biológico, o cidadão tem a oportunidade de trocar de nome e gênero, utilizar hormônios e até realizar uma cirurgia para adequação do gênero, sempre com aconselhamento médico", completa o psiquiatra. O personagem Ivan, vivido pela atriz Carol Duarte na novela "A Força do Querer", seria um exemplo de transexual.
- Travestis: são travestis as pessoas que vivenciam papéis de gênero feminino, mas não se reconhecem como homens ou como mulheres, mas como membros de um terceiro gênero ou de um "não gênero". Segundo cartilha do MPF, é importante ressaltar que travestis, independentemente de como se reconhecem, preferem ser tratadas no feminino, considerando insultuoso serem adjetivadas no masculino.
- Crossdressers: são pessoas que usam vestimentas ou adereços que, por convenção, são atribuídos a gênero diverso do seu. Buscam, com isso, vivenciar diferentes papéis de gênero. Em geral, não fazem modificações corporais. Também, em regra, não estruturam uma identidade transexual ou travesti.
O transgênero, portanto, não é definido pela orientação sexual, e sim por sua identificação com um determinado gênero. Dessa forma, o transgênero pode ter qualquer uma das orientações sexuais citadas no tópico anterior:
- O transgênero heterossexual sente-se atraído por uma pessoa de gênero diferente ao que ele se identifica (por exemplo, uma mulher transgênero, que nasceu com sexo biológico masculino, mas se identifica com a identidade feminina, sente atração por homens).
- O transgênero bissexual sente-se atraído por ambos os gêneros (por exemplo, uma mulher transgênero sente atração por homens e mulheres).
- O transgênero homossexual sente-se atraído por uma pessoa com o mesmo gênero que ele se identifica (por exemplo, uma mulher transgênero sente atração por mulheres).
- O transgênero assexual não sente atração por outras pessoas.
Quer receber notícias de Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!