Topo
Notícias

Bicarbonato de sódio retira até 96% dos agrotóxicos, diz estudo

As maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental - Filip Klimaszewski/Reuters
As maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental Imagem: Filip Klimaszewski/Reuters

Do BOL, em São Paulo

30/10/2017 16h47Atualizada em 06/11/2017 10h07

A água sanitária não é a maior aliada na hora de lavar as frutas. Um estudo mostrou que o bicarbonato de sódio misturado com água é o método mais eficaz de remover agrotóxicos ou pesticidas de frutas.

O teste foi feito por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos EUA, em maçãs. Segundo a revista Time, as maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas do Grupo de Trabalho Ambiental (EWG, na sigla em inglês).
 
Três métodos de limpeza foram utilizados: bicarbonato, água corrente e hipoclorito de sódio. As frutas foram expostas a dois pesticidas comuns, o phosmet e ao tiabendazol, e limpas da seguinte maneira: imersas em água misturada com bicarbonato (10 mg/ml, o que equivale a 10 gramas por litro) por 15 minutos; lavadas com água da torneira por dois minutos; e mergulhadas em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml, o que equivale a 10 gramas por litro) por 8 minutos.
 
Dentre todas as formas, o bicarbonato teve o melhor resultado. As maçãs tiveram 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet reduzidos em sua superfície. Houve redução também em algumas camadas internas, porém a eficácia geral do método para remover todos os resíduos de pesticidas diminuiu à medida que os pesticidas penetraram mais profundamente na fruta. A pesquisa diz ainda que descascar as frutas também é uma forma eficaz de remover agrotóxicos, mas os nutrientes presentes na casca são perdidos. Lavar o produto com água corrente foi o método menos efetivo na diminuição dos pesticidas.
 
"Se a lavagem de fábrica [com alvejante] fosse efetiva, então não precisaríamos nos preocupar com a lavagem em casa, certo? Mas verifica-se que a lavagem no nível da fábrica não é eficaz. Em casa, a maneira mais simples de lavar é com a água da torneira, mas também descobrimos que apenas a água da torneira não é tão eficaz. Para reduzir a exposição adicional aos pesticidas, sugerimos adicionar um pouco de bicarbonato de sódio", declarou o pesquisador Lili He, responsável pelo estudo publicado no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry.
 
Especialista ouvido pela revista Crescer lembra, no entanto, que o bicarbonato é o melhor produto para remover pesticidas e que pode ser usado também na lavagem de legumes e verduras. Porém, para remover os germes dos vegetais, a água sanitária continua sendo a melhor opção. O ideal, portanto, é lavar primeiro com bicarbonato e depois com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água).
 
Já para evitar totalmente a contaminação por agrotóxicos e pesticidas, os orgânicos continuam sendo a melhor opção. Nesse caso, basta a lavagem de remoção dos germes.
 
(Com informações do portal Veja e da revista Crescer)
 
Quer receber conteúdo de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite 'Notícias' no Messenger. É muito simples!

Notícias