Topo

Equipe brasileira se classifica em 1° das Américas em torneio de física

Colocação da equipe brasileira só ficou atrás de europeus em estreia no IPT - Reprodução/Facebook/InternationalPhysicistsTournament
Colocação da equipe brasileira só ficou atrás de europeus em estreia no IPT Imagem: Reprodução/Facebook/InternationalPhysicistsTournament

do BOL, em São Paulo

24/04/2017 15h18

Alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), na Grande São Paulo, disputaram pela primeira vez o International Physicists' Tournament (torneio internacional de física) e terminaram à frente dos representantes dos outros países das Américas.

Foi a primeira vez que universitários brasileiros foram selecionados para a final, disputada em Gotemburgo, na Suécia, entre os dias 8 e 13 de abril, por representantes de 17 países.

11° lugar geral na competição, o time composto por André Martins de Moraes, Henrique dos Santos, Isabella Bijotti, Matheus Pessôa, Pedro Sardelich e Ricardo Gitti ficou à frente dos representantes da China, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela. Os dez primeiros lugares ficaram com alunos de escolas europeias.

Vencido pelos estudantes da Universidade de Kharkiv, na Ucrânia, a competição incluiu 17 desafios de física, para os quais os alunos tinham que propor respostas e soluções.

A viagem foi bancada com a ajuda de uma vaquinha virtual, que arrecadou R$ 12 mil. "A gente quer aproveitar o fato de ser a primeira equipe a ir para o campeonato e gerar um impacto nacional, para que as pessoas vejam que nada é impossível", declarou Matheus antes da viagem, em entrevista ao UOL.

Através da física, jovens pesquisaram temas como a aurora boreal - Arquivo pessoal
Através da física, jovens pesquisaram temas como a aurora boreal
Imagem: Arquivo pessoal

"É um pequeno marco de que a gente está aqui, temos interesse e queremos fazer diferença", destacou o estudante, ao falar sobre a motivação em passar adiante o conhecimento adquirido.

(Com informações do UOL Educação e Galileo)

Quer receber notícias do Brasil de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Brasil após acessar o Messenger. É muito simples!

Mais Notícias