Topo
UniBOL

uniBOL - Conteúdo Participativo Universitário

12/12/2016 10h58Atualizada em 16/05/2019 11h38

O que é?
- Publicação de material noticioso inédito em formato de lista, videorreportagem ou conteúdo multimídia produzido exclusivamente por estudantes de jornalismo de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras.

Como participar?
- A instituição de ensino interessada deve preencher o formulário de inscrição e aceitar os termos de participação. Feito isto, deverá enviar mensalmente sugestões de até cinco pautas para avaliação editorial do BOL. As pautas aprovadas e discutidas entre as partes poderão ser produzidas pelos alunos das instituições de ensino.

Quem paga os custos de produção?
- A instituição participante arca com todos os custos e despesas necessárias para a produção do conteúdo proposto.

Quem paga os custos de hospedagem e distribuição?
- O BOL se responsabiliza por hospedar e disponibilizar em suas páginas o conteúdo aprovado e editado.

Quem edita o material?
- As produções passam por duas edições distintas e sucessivas. A primeira delas é feita na própria instituição, pelos professores e coordenadores responsáveis. Uma vez recebida a versão editada pela universidade, a equipe editorial do BOL faz nova edição para:
a) adequar formatos ao modelo proposto;
b) solicitar ajustes e correções;
c) questionar eventuais dados de forma a evitar erros de informação.

Onde o material será publicado?
- O conteúdo aprovado será publicado em páginas do BOL, com identificação do projeto UniBOL e com logomarca da instituição produtora do material, além dos devidos créditos para os alunos repórteres e para os professores orientadores.

Todo material enviado será publicado?
- Não. Ao receber o material editado pela instituição participante, o BOL poderá: a) aprovar e publicar sem ressalvas; b) aprovar, mas solicitar ajustes antes da publicação; c) recusar o material.

Como o material será divulgado?
- O conteúdo efetivamente publicado pode ser destacado na home page do BOL, além das redes sociais mantidas pelo portal. A instituição de ensino também poderá divulgar o material em seus canais. Para tanto, o BOL disponibilizará logomarcas e selos do projeto para ajudar na identificação.

Como as pautas serão escolhidas?
- Mensalmente, a instituição participante poderá enviar até cinco pautas para avaliação editorial do BOL, que selecionará, a seu exclusivo critério, uma ou mais propostas para serem produzidas pela instituição. Posteriormente, as ideias serão discutidas entre representantes do BOL e da instituição para refinar as pautas. O contato pode ser feito por meio de reunião presencial, via conferência remota ou por e-mail.

A formatação do conteúdo é livre?
- Não. A produção deve se adequar aos formatos propostos pelo BOL, cujo detalhamento está disponível no item "Redação e Estilo" do uniBOL.

UniBOL