PUBLICIDADE
Topo

Listas

Veja os carros sem cintos de 3 pontos e apoios de cabeça no banco de trás

Gol já tem três apoios de cabeça, mas falta cinto de três pontos para o 5º ocupante - Murilo Góes/UOL
Gol já tem três apoios de cabeça, mas falta cinto de três pontos para o 5º ocupante
Imagem: Murilo Góes/UOL
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/01/2020 04h00

O ano já começou e com 2020 chegam novas leis para melhorar a segurança dos carros vendidos no Brasil. Desde o dia 1º de janeiro, todos os veículos novos devem sair de fábrica com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os passageiros do banco de trás.

Assim, algumas montadoras precisarão realizar adaptações se quiserem continuar vendendo seus carros no país. UOL Carros lista abaixo os modelos das fabricantes que vão passar por mudanças.

Carros sem apoios de cabeça e cinto de 3 pontos

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat

    Os modelos Grand Siena, Mobi, Uno e Weekend não saem de fábrica com um dos equipamentos ou nenhum deles. Alguns casos, porém, são mais fáceis de resolver: o Uno, por exemplo, já foi vendido com os itens no passado. Mobi e Grand Siena também devem ser adaptados por conta das boas vendas. A Weekend precisaria apenas do cinto de três pontos no centro do banco traseiro.

  • Divulgação

    Volkswagen

    Gol, Voyage, Up e Fox possuem todos os apoios de cabeça e precisariam apenas do cinto de segurança de três pontos para o quinto ocupante. Como Gol e Voyage vendem bem, a fabricante deve realizar a instalação do quinto cinto. Fox e Up, porém, ficam em situações mais delicadas, já que não tem números tão expressivos assim.

  • Marcos Camargo/UOL

    Renault

    Kwid e Duster são os únicos modelos da Renault sem os itens de segurança. Como o subcompacto atualmente é o carro mais vendido da empresa, certamente o Kwid ganhará os equipamentos em breve. O caso do Duster é mais delicado, já que investimentos para realizar as adaptações podem inviabilizar sua permanência no mercado, ainda mais por conta da iminente chegada de um sucessor neste ano.

  • Nissan

    Atualmente, March e Versa saem da fábrica de Resende (RJ) com três encostos de cabeça, mas sem cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro. A empresa, porém, diz que "está sempre atendendo as legislações nos países nos quais atua" e confirma que os modelos receberão o equipamento. Faz sentido, até porque o Versa continuará em linha mesmo com a chegada do novo Versa, e até mudará de nome para V-Drive.

  • Murilo Góes/UOL

    Citroën

    C3 e Aircross são os modelos mais antigos da marca em linha - e justamente por isso também estariam fora da lei. Enquanto o C3 dispensa os dois itens, o Aircross fica devendo o cinto de segurança de três pontos central. A fabricante, porém, não vai abrir mão dos modelos e promete realizar as alterações.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o VW up! possui apoio de cabeça para todos os ocupantes. A informação foi corrigida.

Listas