Topo
Listas

Relembre grandes vitórias de times brasileiros contra europeus em amistosos

do UOL

06/08/2018 04h00

Os campeonatos do futebol europeu estão prestes a recomeçar depois de uma maratona de amistosos de pré-temporada que envolveu os maiores clubes do mundo. Houve uma época em que os times do Brasil costumavam participar dessa preparação, com direito a vitórias que entraram para a história, ainda que não valessem títulos importantes. Veja a seguir alguns amistosos inesquecíveis para o torcedor brasileiro. 

  • Eduardo Knapp/Folhapress

    Palmeiras 6 x 1 Borussia Dortmund

    O campeão alemão veio ao Brasil em janeiro de 1996 para disputar a Copa Euro-América, que servia como preparação para times brasileiros e também para os europeus que faziam uma pausa no começo do ano. O calor de Fortaleza e o timaço do Palmeiras foram demais para os jogadores do Dortmund, que sofreram um "apagão" no segundo tempo. Rivaldo fez três gols; Luizão, Cafu e Elivélton completaram o placar.

  • São Paulo 5 x 0 Bayer Leverkusen

    Em 1999, foi a vez do São Paulo disputar a Copa Euro-América em janeiro, e o adversário alemão foi o Bayer Leverkusen, que na época contava com Emerson, Zé Roberto e Paulo Rink. O jogo aconteceu no Morumbi e contou com 15 mil espectadores que presenciaram um chocolate tricolor, com direito a um golaço de Souza.

  • Divulgação Corinthians

    Barcelona 3 x 5 Corinthians

    Em junho de 1959, o Barcelona recebeu o Corinthians para um amistoso no Camp Nou e saiu na frente com um gol de Evaristo. Mas sofreu a virada e levou um baile dos brasileiros, comandados pelo atacante Tite Vieira, autor de dois gols. Dez anos mais tarde, os dois times voltariam a se enfrentar na Espanha e o Corinthians venceu de novo, por 2 a 1.

  • Barcelona 1 x 5 Santos

    Esqueça aquele 8 a 0: em 1959, no primeiro encontro entre os dois clubes, o show não foi de Messi, mas de Pelé. O Rei marcou duas vezes e comandou a goleada santista em pleno Camp Nou. Dorval fez outros dois e Coutinho completou o placar. Foi a primeira e última vitória do Santos contra o Barcelona: nos seis jogos seguintes, só deu o time catalão.

  • Reprodução/VascoTV

    Barcelona 2 x 7 Vasco

    Nos anos 50, o Barcelona tinha sérias dificuldades nos amistosos contra times brasileiros. Em um dos últimos jogos no antigo estádio Les Corts, o Vasco coroou a histórica turnê europeia de 1957 com uma goleada de 7 a 2. Na mesma viagem, o time de Vavá e companhia já tinha derrotado o bicampeão europeu Real Madrid por 4 a 3 no Torneio Internacional de Paris.

  • Agência O Globo

    Flamengo 3 x 0 Real Madrid

    Sávio, Lúcio e Maurinho fizeram os gols da vitória sobre o time de Roberto Carlos, Raul e Seedorf. A boa exibição amenizou a crise no rubro-negro, que tinha acabado de contratar o técnico Paulo Autuori e vinha em má fase no Brasileirão de 1997. O jogo fazia parte do Troféu Palma de Mallorca. No jogo seguinte, o mesmo Flamengo que pôs o Real Madrid na roda perdeu por 2 a 0 para o Mallorca, que era recém-promovido à elite espanhola.

  • Reprodução

    Fluminense 2 x 0 Real Madrid

    Em agosto de 1985, o Fluminense era o campeão brasileiro e participou do tradicional Troféu Teresa Herrera, que antecedia o início da temporada europeia. Na decisão do terceiro lugar, Washington e Assis fizeram os gols da vitória. O placar poderia ter sido maior se Romerito não perdesse um pênalti.

  • AP Photo/Santiago Lyon

    Botafogo 4 x 4 Juventus

    Também pelo Troféu Teresa Herrera, o Botafogo conquistou uma de suas vitórias mais curiosas. Na final de 1996, os dois clubes alinharam com camisas quase idênticas, ambas com listras pretas e brancas. A Juventus se recusou a trocar de uniforme, mas o alvinegro não tinha trazido outro modelo. O anfitrião Deportivo La Coruña emprestou sua roupa para o Glorioso, que venceu o time de Del Piero nos pênaltis depois de um empate por 4 a 4 no tempo normal.

Listas