Veja o que principais times do Brasil têm feito pela tragédia em Brumadinho
A tragédia provocada pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), resultou em 65 mortes já confirmadas e 279 pessoas ainda desaparecidas. O enorme estrago vem mobilizando muita gente preocupada em doar comida e objetos para as vítimas na cidade mineira. Algumas das maiores equipes de futebol do Brasil também resolveram entrar nesse clima de solidariedade com o episódio. Confira o que cada um dos principais clubes do País já fez - ou está fazendo - para ajudar:
AS AÇÕES DE CADA CLUBE POR BRUMADINHO
-
ATHLETICO-PR
O Athletico ainda não se manifestou sobre a tragédia, nem mesmo pelas redes sociais.
-
ATLÉTICO-MG
O Atlético-MG não fez nada publicamente além de solicitar o adiamento do clássico mineiro, alegando que não haveria clima para ocorrer o jogo. Alguns jogadores se reuniram para doar donativos e dinheiro para famílias das vítimas, de acordo com o apurado pelo UOL.
-
BOTAFOGO
O Botafogo prestou homenagem antes de entrar em campo contra o Flamengo, com a bandeira do estado de Minas. Nada além disso foi divulgado até o momento.
-
CORINTHIANS
Por enquanto, nada de concreto do Corinthians. No dia da tragédia, o clube postou uma mensagem no Twitter. "Força à população de Brumadinho-MG e região. Que o lamentável rompimento da barragem tenha as menores consequências possíveis".
-
CRUZEIRO
O Cruzeiro se comprometeu a doar R$50 mil da renda obtida com a bilheteria do clássico contra o Atlético, no último domingo. O Instituto 5 Estrelas, vinculado ao clube, doará R$20 mil para o amparo dos animais afetados pela tragédia.
-
FLAMENGO
A partir da última segunda-feira (28), o Flamengo começou a arrecadar doações para as vítimas do acidente em Brumadinho. Todas as lojas oficiais do clube serão postos de coleta para que o torcedor leve água, roupas, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal.
-
FLUMINENSE
O Fluminense fechou parceria com as instituições Onda Solidária e Instituto Fair Play, para arrecadar água e alimentos não perecíveis. A ação começou no jogo contra a Portuguesa, no Maracanã, domingo, quando quase uma tonelada de alimentos e água mineral foi recolhida. Durante a semana, o torcedor poderá doar na sede das Laranjeiras e no jogo de quarta contra o Madureira, 21h30, no Maracanã.
-
GRÊMIO
O Grêmio lamentou a tragédia com uma postagem nas redes sociais: "Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida em Brumadinho e nos solidarizamos com os familiares e amigos das vítimas".
-
INTERNACIONAL
O Internacional não fez nenhuma postagem e ainda não tem nada previsto por Brumadinho.
-
PALMEIRAS
O Palmeiras ainda não fez nenhuma ação pública, mas Felipão usou a coletiva do jogo contra o São Caetano para afirmar que pediu ajuda aos seus atletas e disse que todo mundo no elenco tem condição de ajudar de alguma forma. Além disso, o clube chegou a elaborar uma campanha de donativos para enviar ao local, mas representantes que estão em Brumadinho alegaram que não há mais necessidade de doações. Com isso, o Palmeiras, inicialmente, abortou esta ideia, mas estuda alguma ação para o clássico de sábado, contra o Corinthians.
-
SANTOS
"Estamos atentos e sensíveis à questão, mas seria populismo mobilizarmos a torcida sem necessidade", comunicou o Santos via assessoria após o Governo anunciar que as doações arrecadadas para Brumadinho já são suficientes.
-
SÃO PAULO
Até agora, o São Paulo não se manifestou sobre a tragédia, nem mesmo com um post nas redes sociais.
-
VASCO
O Vasco divulgou pontos de arrecadação de donativos para as vítimas de Brumadinho. Já a organizada "Guerreiros do Almirante" recolheu donativos no jogo deste domingo, contra o Americano, em São Januário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.