Topo

Mamilos polêmicos: Topless não é novidade em show, mas ainda dá o que falar

Gal Costa, Cássia Eller e Ana Cañas - Luciana Whitaker/Folhapress, Reprodução e Eduardo Anizelli/Folhapress
Gal Costa, Cássia Eller e Ana Cañas Imagem: Luciana Whitaker/Folhapress, Reprodução e Eduardo Anizelli/Folhapress
do UOL

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

01/10/2019 15h20

"Uma mulher com os peitos de fora (ainda que com os mamilos cobertos) é uma afronta à sociedade."

O desabafo feito por Ana Cañas após o Rock in Rio no último sábado (28), no qual ela diz que a exibição do show na TV evitou filmá-la de corpo inteiro, e a reação ao post na forma de uma enxurrada de comentários machistas mostram a necessidade de reflexão sobre a liberdade das mulheres mostrarem seus corpos quando e como quiserem sem serem erotizadas por isso.

Em participação especial no show dos Titãs, Ana Cañas estava com os mamilos cobertos com adesivos e, mesmo assim, foi alvo de críticas após questionar: "Eu queria saber porque o corpo de uma mulher INCOMODA tanto, a ponto de nos censurarem?".

Procurado pelo UOL, o Multishow, que exibiu na íntegra o show dos Titãs, negou ter boicotado Ana Cañas durante a transmissão.

A cantora não é a primeira a mostrar os seios nos palcos e, mesmo sem querer, a atitude virar polêmica —prova de que os olhares sobre a nudez feminina ainda não se despiram da sexualização.

O UOL relembrou outras artistas que já se apresentaram de peito nu.

  • Luciana Whitaker/Folhapress

    Gal Costa

    A cantora se apresentou com os seios nus na estreia do show "O Sorriso do Gato de Alice", no Rio de Janeiro em 1994. À época, a atitude provocou reação, conforme relatou Gal em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura. "Eu fiquei impressionada com a quantidade, com o número de pessoas que se chocaram por ver um peito de uma mulher de fora, num palco", disse ela na ocasião. O espetáculo era dirigido por Gerald Thomas.

  • Reprodução/Youtube

    Cássia Eller

    Em 2001, Cássia se empolgou e mostrou os seios durante cover de Come Together, dos Beatles, para o público no Rock in Rio. E foi aplaudida. O show foi tão marcante que foi lançado como CD e DVD em 2006.

  • Reprodução/Multishow

    Zélia Duncan, Mart'nália e Tacy de Campos

    As três homenagearam Cássia Eller no Rock in Rio 2015 imitando o gesto da cantora no fim da apresentação no palco Sunset. Zélia e Tacy levantaram as camisas e exibiram os seios, e Mart'nália ficou bem à vontade desfilando sem blusa no show.

  • Ricardo Lima/UOL

    Courtney Love

    A roqueira da banda Hole mostrou os seios no festival SWU, em Paulínia (interior de São Paulo), em 2011, e não gostou de ver um fã com uma foto do seu marido Kurt Cobain, morto em 1994. "Não preciso ficar vivendo com este fantasma", disparou. Irritada, ela ameaçou a tirar o rapaz da plateia.

  • Fernanda Schimidt/Brazil News

    Tove Lo

    A cantora sueca levantou a blusa e mostrou os seios para o público durante apresentação no Lollapalooza em 2017. Tove Lo explicou à MTV dos EUA que começou a mostrar os seios "por acaso" nos shows. Ela considera o ato feminista. "Odeio quando alguém me fala que não posso fazer alguma coisa porque sou uma garota, então eu vou lá e faço em dobro. Para mim é estranho se alguém diz que não é feminista. Como alguém não pode apoiar a igualdade? E eu acho que todo mundo que quiser deve poder mostrar seus seios", disse.

  • Donald Miralle/Getty Images

    Janet Jackson

    Justin Timberlake puxou a blusa de Janet Jackson durante show do Super Bowl, em Houston, em 2004. A cena parecia ter sido programada, já que a cantora estava com um acessório no mamilo, mas os dois dizem que não. Justin afirmou que foi um vacilo e pediu desculpas. "Tive meus fios cruzados. E é algo que você precisa olhar para trás e dizer: 'OK, bem, você sabe, você não pode mudar o que aconteceu, mas você pode seguir em frente e aprender com isso.'"

  • Reprodução

    Madonna

    A cantora mostrou o seio e o bumbum durante um show da turnê MDNA em 2012 na França. A cena aconteceu enquanto Madonna cantava Human Nature para um público de 80 mil pessoas

Mais Listas